Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Nanotecnologia impõe novos desafios à pesquisa agropecuária contemporânea

Publicado em 13/04/2017

Produtos e aplicações inovadoras para diversas empresas, indústrias e consumidores finais, incluindo os setores agroindustrial e agropecuário, poderiam ser menos eficientes se não fosse aplicada a nanotecnologia, uma ciência de ponta que trabalha na nanoescala, oferecendo novas frentes de desenvolvimento de novas tecnologias.

É o que explica Marlene de Barros Coelho, pesquisadora da unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que funciona em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Essa ciência deriva de várias áreas, tais como física, ciência dos materiais, química supramolecular e polímeros, interface e ciência coloidal, biologia e, também, das engenharias: química, mecânica e elétrica”, exemplifica Marlene.

De acordo com ela, todo o desenvolvimento de produtos nanotecnológicos demanda esforço multi e interdisciplinar com o objetivo de superar os principais entraves técnicos enfrentados pelos pesquisadores, de forma que possam realizar os avanços de mudança de paradigma que procuram. “E esse é um dos maiores desafios da nanotecnologia.”

Há um bom tempo, a nanotecnologia também chegou ao setor agropecuário, principalmente porque ela passa, necessariamente, pela automação com maquinário moderno, pelo uso mais inteligente de insumos e pela aplicação de técnicas e estudos genéticos mais avançados na produção de plantas e animais.

“À medida que o conhecimento avança, e essa importante atividade econômica evolui, novos desafios são impostos à pesquisa agropecuária contemporânea”, diz Marlene.

Exemplos de inovação no agro, envolvendo a nanobiotecnologia, são inúmeros: “No setor de agroquímicos, a nanotecnologia pode oferecer avanços significativos. Há um número considerável e crescente de patentes, publicações e citações na web sobre nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de fertilizantes e ao controle de pragas e doenças”.

Considerando a literatura, continua Marlene, “existem diversas oportunidades de uso de pesticidas e fertilizantes na nanoescala, em particular para evitar perdas devido aos meios de aplicação, volatilização ou reações químicas, excreção pela planta, degradação microbiana, etc.”.

Levando em conta esse cenário, também ressalta que a nanotecnologia contribui para minimizar tais perdas, graças às particularidades de propriedades estruturais dos materiais na nanoescala.

“Processos químicos permitem a obtenção de nanoemulsões mais estáveis, nanoestruturas que recobrem melhor as folhas das plantas, que podem reduzir muito as taxas e a precisão das aplicações, proteção contra a degradação por raios ultravioleta e liberação controlada de substâncias”.

SAÚDE ANIMAL

Dentro da nanobiotecnologia, salienta a pesquisadora, a saúde animal é uma extensa área de aplicação das nanoestruturas, que visam à potencialização do desempenho de vacinas, incluindo toda a linha de pesquisa com a nutrição, pela qual é possível obter o desenvolvimento de suplementos nutricionais nanoparticulados.

“Um menor uso de antibióticos para tratar enfermidades de animais de produção também pode ser proporcionado pela nanotecnologia, reduzindo custos de produção e o resíduo destes no alimento produzido.”

Os exemplos citados por Marlene, em que se demonstram as possíveis aplicações da nanobiotecnologia na produção de alimentos e/ou outros produtos agrícolas, servem para visualizar o que vem por aí em termos de inovação, mas são apenas uma pequena amostra do que se pode explorar da nanobiotecnologia.

“As vantagens econômicas são indiscutíveis e outras devem surgir e serem demonstradas cada vez mais úteis com o pleno desenvolvimento dos produtos nanobiotecnológicos voltados à agropecuária.”

Fonte: SNA/RJ

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube