Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

PD em Compostos Bioativos com Bolsas da FAPESP

Publicado em 06/04/2017

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia nas áreas de Materiais Nanoestruturados e de Compostos Bioativos e Nanotecnologia. Os prazos de inscrição encerram dia 10 de abril.

A bolsa, na área de Compostos Bioativos e Nanotecnologia, está vinculada a pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre Síntese de micro/nanocristais cerâmicos e micro/nanocompósitos; bioprospecção, isolamento e cultivo de microrganismos endofíticos de plantas do Cerrado; produção de bioextratos e separação de frações bioativas; bioensaios microbiológicos e parasitológicos.

O Cerrado brasileiro é um mosaico de biomas, caracterizado por plantas endêmicas e medicinais com características únicas, permitindo o isolamento microbiano. Microrganismos são uma fonte potencial para a produção de metabólitos bioativos para aplicações diversas. Microrganismos endofíticos habitam o interior de tecidos vegetais, sem causar aparente dano aos mesmos, podendo produzir substâncias bioativas.

O projeto pretende responder três grandes questões: compostos bioativos derivados de endofíticos podem ser purificados e atuar como antimicrobianos e/ou antitumorais;  estes compostos podem reduzir/eliminar doenças crônicas e fatais como leishmaniose; nanopartículas podem ser incorporadas aos extratos produzidos por endofíticos para obter atividade antimicrobiana mais promissora.

A importância desteo projeto está relacionada à crescente e progressiva resistência microbiana. A bioprospecção pode ser usada para obtenção de substâncias terapêuticas inovadoras produzidas por microrganismos endofíticos e/ou em associação com nanopartículas. Doenças tropicais negligenciadas como leishmaniose poderiam ser tratadas com a descoberta de novas substâncias. A nanotecnologia pode contribuir com a síntese de metais biocidas ou biostáticos como α-Ag2WO4. Essas partículas em associação com compostos produzidos por endofíticos poderão viabilizar aplicações biotecnológicas.

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo vitae resumido contendo grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e duas cartas de recomendação para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no endereço elson@iq.unesp.br, com cópia para Assessora Administrativa no e-mail rose.liec@iq.unesp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1484/.

Os selecionados receberão bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Fonte: Agência Fapesp

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube