Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

São Paulo terá banco de dados sobre orgânicos e agricultura familiar

Publicado em 12/01/2017

Instituto paulista pretende mapear periodicamente preços e estatísticas dos setores

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo afirma que o Instituto de Economia Agrícola (IEA) irá realizar pesquisas para acompanhar os preços da produção de orgânicos e as estatísticas da agricultura familiar. O levantamento será feito em parceria com as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) do estado e vai servir para elaborar ações de segurança alimentar.

O diretor técnico do IEA, Celso Luis Rodrigues Vegro, afirmou que os dados da agricultura familiar também irão contar com o perfil dos produtores. A Secretaria informa ainda que o foco inicial serão os levantamentos de campo que irão abastecer o banco de dados. Além da pesquisa de rua, os técnicos do órgão também usarão dados do próximo censo agropecuário.

Apesar do aumento na procura de alimentos orgânicos pelo consumidor, existem poucas organizações que estudam esse segmento que cresce a cada ano. Só em 2015, o mercado de orgânicos movimentou R$ 2,5 bilhões no Brasil. No ano passado, a expectativa de crescimento era de 30%, enquanto dos alimentos era de apenas 5%.

Fonte: Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube