Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

"Gestão Empresarial e Sustentabilidade" destaca estratégias que minimizam consequências socioambientais

Publicado em 27/10/2016

Na última quarta-feira, 19 de outubro, a Universidade Positivo, em Curitiba, promoveu o lançamento de "Gestão Empresarial e Sustentabilidade" (Editora Manole), livro editado por Arlindo Philippi Jr., Carlos Alberto Cioce Sampaio e Valdir Fernandes. Na ocasião, os editores  receberam alguns dos autores para um painel de debate com colaboradores que participaram da obra e interessados. Já em São Paulo, o lançamento oficial ocorre na Livraria Martins Fontes, dia 08 de Novembro, às 18h30.

Além de trazer amplo conteúdo acadêmico, "Gestão Empresarial e Sustentabilidade" também reúne diversos cases industriais, com exemplos de companhias que incorporaram os interesses socioambientais das sociedades presentes e futuras em sua visão organizacional. Um dos capítulos do livro trata da “Gestão Sustentável na Construção de Empresa Certificada Leed”, tema abordado pelo autor Marlus Kormann, Especialista em Inovação da Leão Alimentos e Bebidas. Nele, Kormann apresenta os aspectos sustentáveis da unidade da Leão em Fazenda Rio Grande/PR, primeira fábrica do Brasil a receber a certificação internacional LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental. A planta é responsável pela fabricação da linha de chás para infusão, como Matte Leão e Leão Fuze, produtos líderes de mercado.

Outro foco do capítulo é a concepção da linha orgânica de Matte Leão, produzida a partir de toda uma cadeia de valor alinhada às boas práticas sustentáveis. "Em tempos de franco crescimento da consciência ecológica, tanto entre os especialistas e estudantes como na sociedade como um todo, principalmente nos setores comercial e industrial, falar de sustentabilidade tornou-se no mínimo uma obrigação moral para pessoas e empresas. Aí então reside o maior desafio: fazer dessa obrigação moral uma real consciência e desta uma ação efetiva e definitiva na busca de um equilíbrio factível e sustentável", explica o autor. "O custo de quem escolheu esse caminho é certamente maior, porém os frutos serão também maiores e melhores, a curto, médio e longo prazo, dependendo do tamanho, intensidade e impacto das ações tomadas”, completa Marlus Kormann, que acumula mais de 25 anos na Leão Alimentos e Bebidas e Coca-Cola.

Marlus Kormann atua ativamente nas atividades promovidas pelos Observatórios Sistema Fiep como Rodadas de Negócios, Painéis de especialistas que envolvem o setor de alimentos e bebidas, dentre outras.

 

clique para ampliarclique para ampliarCapa do Livro (Foto: Divulgação)

Gestão Empresarial e Sustentabilidade

O livro "Gestão Empresarial e Sustentabilidade" pode ser adquirido na loja virtual da Editora Manole ou nas principais livrarias do País.

Título: Gestão Empresarial e Sustentabilidade

Autores: Arlindo Philippi Jr, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Valdir Fernandes

Coordenador: Arlindo Philippi Jr

Editora: Manole

Edição: 1ª edição

Ano de publicação: 2017

ISBN: 9788520439128

Número de páginas: 1138

Encadernação: Capa dura

Liderança e referência em sustentabilidade 

Integrante do Sistema Coca-Cola Brasil, líder de mercado e responsável pela produção de bebidas mistas, chás e café, a LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS participa ativamente da economia brasileira, gerando emprego e investindo em diferentes regiões nacionais. Em Americana, no Estado de São Paulo, está um dos mais estratégicos Centros de Distribuição da empresa e uma operação de logística referência para outras companhias do setor e de outros segmentos. Das unidades fabris, localizadas em Linhares, no Espírito Santo, Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, ambas no Paraná, sai uma ampla e variada linha de bebidas que refrescam e hidratam milhões de brasileiros, de Norte a Sul do país. São néctares, bebidas mistas, sucos, refrescos, energéticos, repositores, chás e café de marcas consagradas nacionalmente como Del Valle, Del Valle Reserva, Del Valle 100% Suco, Del Valle Laranja Caseira, Mais, Powerade, I9, Burn, Matte Leão, Leão Fuze, Leão Fuze Senses, Chimarrão Pampas, Café Leão, Leão Guaraná e Leão Guaraná Açaí.

A LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS orgulha-se de ser responsável pela primeira fábrica de bebidas do Brasil a receber a certificação internacional LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental, concedida à unidade de Fazenda Rio Grande. Vale ressaltar que o conceito de sustentabilidade vai além da infraestrutura e das boas práticas adotadas nas fábricas. Ele é o alicerce do negócio da LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS, que inclui, por exemplo, o compromisso da empresa com o desenvolvimento da produção rural e a valorização das pessoas e do meio ambiente. É por isso que, no norte do Espírito Santo, a LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS participa de projetos junto ao homem do campo e comanda as atividades da processadora de frutas TROP, integrando assim toda a cadeia produtiva de néctares.

Mais informações sobre a LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS para a imprensa:
Alexandre Moreno (alexandre@bansen.com.br) e Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)
BANSEN & Associados Comunicação
Tel: (11) 5539-2344

Fonte: Leão Alimentos e Bebidas

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube