Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

I Dia de Campo sobre Tecnologias de Produção Orgânica para a Agricultura Familiar do Norte Pioneiro

Publicado em 13/10/2016

O I Dia de Campo sobre Tecnologias de Produção Orgânica para a Agricultura Familiar do Norte Pioneiro é um evento de extensão do Programa Permanente de Formação em Agroecologia (PPFA) do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) da UENP, em parceria com o Instituto EMATER/PR – Regional Cornélio Procópio, integrando parte da programação da II Feira Industrial e Agrícola de Bandeirantes (II FIABAN), cujos objetivos são:

clique para ampliarclique para ampliarFlyer (Foto: UENP)

1. Sensibilizar agricultores familiares para a adoção do modelo de produção de alimentos saudáveis, por meio da demonstração de resultados obtidos com a aplicação de tecnologias de produção orgânica;

2. Estimular a segurança nos agricultores e extensionistas quanto a recomendação e adoção de tecnologias de produção orgânica, valorizando a expertise técnica, metodológica e de formação dos profissionais do Instituto EMATER/PR;

3. Promover o Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) como referência regional no desenvolvimento e socialização de inovações tecnológicas para a produção orgânica da agricultura familiar do Norte Pioneiro, por meio da estruturação de uma estação experimental agroecológica no Campus Luiz Meneghel, na cidade de Bandeirantes;

4. Fortalecer a rede de parceiros que atuam na produção e disseminação do conhecimento, no fomento e na produção de alimentos orgânicos no Norte Pioneiro do Paraná, em especial, o Instituto EMATER/PR, o IAPAR, Entidades Não Oficiais de ATER, Produtores Familiares e suas organizações, a UENP e demais Instituições de Ensino.

DATA: 11 e 12 de novembro de 2016.

HORÁRIO: das 8:30h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

PÚBLICO: Agricultores familiares, Agentes de ATER, Pesquisadores, Professores e Estudantes dos municípios pertencentes ao Norte Pioneiro do Paraná.

ESTIMATIVA DE PÚBLICO: 200 - 300 pessoas.

LOCAL: Estação Experimental Agroecológica TERRA LIVRE, do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios - NEAT, da UENP/Campus Luiz Meneghel, na cidade de Bandeirantes – PR.

 

METODOLOGIA:

O Dia de Campo da UENP sobre Tecnologias de Produção Orgânica acontecerá em dois dias e será destinado, exclusivamente, a agricultores familiares, agentes de ATER e pesquisadores, além de professores, estudantes e público em geral do Norte Pioneiro do Paraná.

Serão estações formadas por parcelas de cultivo de diversas culturas, nas quais serão apresentados os resultados da aplicação de tecnologias de produção orgânica, como: bokashi, armadilhas biológicas, manejo orgânico do solo, controle biológico de doenças, EM (Microorganismos Eficientes), inseticidas biológicos, estimuladores de crescimento radicular biológico, mudas de qualidade, lançamento de variedades, inovações tecnológicas na construção de estufas, etc...

Após uma breve cerimônia de abertura dos trabalhos e de inauguração da Estação Experimental Agroecológica TERRA LIVRE, o público será dividido em grupos de 20 - 25 pessoas que serão acompanhadas por monitores do NEAT em cada uma das estações.

Ao sinal da coordenação, serão contados 20 minutos nos quais os instrutores do NEAT, da EMATER e das EMPRESAS PARCEIRAS em cada estação darão as explicações necessárias e responderão as perguntas do público. Ao final dos 20 minutos, os grupos se deslocarão para a próxima estação, até a finalização do circuito.

Durante o evento será realizado também a Feira de Troca de Sementes e Mudas da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica - IF-PR / Campus Ivaiporã. Na ocasião, os(as) agricultores(as) familiares do Norte Pioneiro do Paraná poderão trazer exemplares de suas propriedades para realizarem trocas com outros produtores e com os monitores e professores do IF-PR / Campus Ivaiporã.

Durante todo dia, as EMPRESAS PARCEIRAS estarão presentes em seus estandes onde haverá exposição de insumos e demais produtos, bem como orientações técnicas e distribuição de matérias gráficos.

INFRAESTRUTURA:

O Dia de Campo da UENP sobre Tecnologias de Produção Orgânica acontecerá na Estação Experimental Agroecológica TERRA LIVRE, do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios - NEAT.

Além das estações e dos estandes, serão montadas barracas para inscrição do público, entrega de crachás e de material para anotação, fornecimento de água, café e lanche, bem como mesas e cadeiras.

Em todo ambiente e, especialmente, nas estações serão afixados materiais visuais como banners, Flip-chart, cartazes, letreiros indicativos e faixas que servirão para orientar o público quanto às vias de acesso, banheiros, alimentação, estações, estandes, barracas e estacionamento.

Fonte: UENP

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube