Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sudoeste do Paraná terá Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica

Publicado em 20/09/2016

Mais um projeto inovador para o Sudoeste Paranaense acaba de ser aprovado e propõe a criação do primeiro Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Sudoeste do Paraná (NEA).

A proposta aprovada na Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016, foi elaborada por uma equipe de professores da UTFPR, dos Câmpus Pato Branco e Dois Vizinhos, sob a coordenação do professor do Departamento de Ciências Agrárias, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, doutor Thiago de Oliveira Vargas. A Chamada foi lançada no mês de fevereiro de 2016, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo (SPRC).

A implantação desse Núcleo terá como objetivos aprimorar o sistema de produção orgânica de hortaliças e espécies frutíferas e difundir cultivos de espécies hortícolas potenciais, inclusive das espécies nativas da região Sudoeste do Paraná, visando aumentar a produção e qualidade de frutas e hortaliças por horticultores na região. O projeto irá incentivar, também, a criação de grupos de consumo e promover canais de comercialização entre agricultores e consumidores, tendo em vista a crescente demanda de alimentos orgânicos produzidos regionalmente.

As principais metodologias utilizadas serão a criação e/ou manutenção de pomares e hortos demonstrativos do cultivo orgânico de espécies frutíferas nativas do Sul do Brasil, espécies frutíferas exóticas de clima temperado, hortaliças cultivadas e hortaliças não-convencionais em conjunto com a realização de minicursos, oficinas, seminários e dias de campo.

O Núcleo a ser implantado atenderá agricultores familiares, grupos de mulheres e jovens assistidos pelas entidades como o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), grupos comunitários e movimentos sociais serão beneficiados. As atividades serão planejadas e divulgadas de acordo com demandas dessas entidades, as quais muitas vêm sendo desenvolvidas em projetos isolados de pesquisa, extensão e inovação por professores/pesquisadores que trabalham com espécies hortícolas na UTFPR, dos Câmpus Pato Branco e Dois Vizinhos.

Além disso, do ponto de vista de apoiar o CAPA e a ASSESOAR em atividades de extensão e pesquisa, serão realizadas avaliações socioeconômicas dos sistemas produtivos agroecológicos dos agricultores, incentivo a melhoria tecnológica do processamento agroindustrial das frutas e hortaliças e estudos de mercados para a comercialização da produção, tanto in natura como agroindustrializada pelas duas organizações sociais.

Neste sentido, o projeto é composto pelos seguintes subprojetos por espécie a ser trabalhada: videira (Vitis sp.), oliveira (Olea europeae), amoreira-preta (Rubus sp.), figueira (Ficus carica), nogueira-pecã (Carya illinoinensis), espécies frutíferas nativas, morangueiro (Fragraria x ananassa), tomateiro (Solanum lycopersicum) e hortaliças não-convencionais.

A duração do projeto será de 24 meses, visando conseguir tempo hábil a realização de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas. No entanto, a ideia guia da equipe é tornar as atividades permanentes mesmo com o término do apoio financeiro ao projeto de forma a perenizar as ações do NEA já implantado, seguindo com a parceria estabelecida entre a UTFPR, CAPA e ASSESOAR, no sentido que o NEA possa tornar-se um centro de referência em agroecologia e produção orgânica na Região Sudoeste do Paraná.

O projeto também foi concebido levando-se em conta que o sudoeste do Paraná possui a economia fortemente ligada à agricultura empresarial com extensas áreas de produção de commodities, como soja, milho e trigo, o que implica, devido ao sistema de produção destas culturas, dificuldades de conciliar a produção de alimentos e preservação de biodiversidade. Embora se reconheça as contribuições para a economia, essas atividades, por outro lado, aumentam as dificuldades socioeconômicas e ambientais enfrentadas pela agricultura familiar, que corresponde a 40% da produção agrícola, 80% da ocupação no setor rural e gera 70% dos empregos no campo. Neste sentido, os Câmpus Pato Branco e Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná visam, com a implantação deste Núcleo, “possibilitar trocas de experiências entre agricultores familiares e a academia que permitam adaptar técnicas para reduzir custos, diminuir a exposição a agentes insalubres; melhorar a comunicação rural e assegurar formas de manejo do sistema ecologicamente mais sustentáveis além de ampliar a base alimentar, por meio de resgate, reconhecimento e catalogação de plantas com potencial nutracêutico não explorado;”, consideram os responsáveis pelo projeto.

Compartilhando desta perspectiva, os pesquisadores envolvidos consideram que “a ideia central deste projeto é, justamente, fortalecer a capacidade dos agricultores, na região do sudoeste do Paraná, de tomar decisões levando em consideração a sustentabilidade integral de seus agroecossistemas. Por meio da gestão dos agroecossistemas, busca-se integrar atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e tomada de decisões”.

Na avaliação do professor Thiago, a aprovação deste projeto tem um significado muito especial, uma vez que “tratava-se da única região do Paraná que faltava a implantação do Núcleo. É inédito na região a criação do primeiro Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Sudoeste do Paraná, do qual chamamos de NEA-Sudoeste-PR. O objetivo central da presente proposta bem como deste grupo é o fortalecimento de práticas agroecológicas que motivem a produção de alimentos orgânicos e a preservação de práticas locais e sua biodiversidade, além de compartilhar a troca de experiências, por abordagem participativa, dinâmica e interativa, onde se busca a troca entre os saberes e a valorização do conhecimento, práticas e recursos locais, para não somente difundir informações e conceitos, mas também construir conjuntamente com o público-alvo”. 

Pesquisadores envolvidos na implantação e execução do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Sudoeste do Paraná (NEA): Prof. Dr. Thiago de Oliveira VargasProf. Dr. Marcio GazollaProf. Dr. Américo Wagner Júnior,Prof. Dr. Gilmar Antonio NavaProf. Dr. Idemir CitadinProf. Dr. Joel DonazzoloProf. Dr. Moeses Andrigo DannerProf. Dr. Sérgio Miguel MazaroProfa. Dra. Taciane FinattoProfa. Dra. Giovana Faneco PereiraProf. Dr. Gilberto Santos Andrade, Prof. Dr. Miguel Angelo Perondi, Dr. Luiz Augusto Ferreira VeronaProf. Dr. Wilson Itamar Godoy, Dra. Norma Kiyota, M.Sc. Marivânia Rufato da SilvaRodrigo BertolVanessa Casiraghi ZanonMariana Beal DengoMarlize LovatelAndré Duarte,Anelise Jaeger BarancelliJhony Alex Luchmann.

 

Fonte: UTFPR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube