Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Projeto Rural Sustentável abre chamada para produtores paranaenses

Publicado em 07/06/2016

O prazo para a submissão de propostas técnicas vai até 19 de agosto de 2016.

Produtores de dez municípios paranaenses podem se candidatar a receber apoio técnico e financeiro em tecnologias agropecuárias sustentáveis. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embaixada Britânica e o Banco do Brasil lançaram na segunda-feira (6) a segunda chamada de propostas para produtores e técnicos rurais de 70 municípios do País que queiram oferecer suas propriedades como Unidades Demonstrativas (UDs) no Projeto Rural Sustentável.

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

No Paraná podem participar produtores de Bandeirantes, Primeiro de Maio, Paranavaí, Nova Londrina, Dois Vizinhos, Itapejara D’Oeste, Renascença, Realeza, Francisco Beltrão e Verê. 

São US$ 26 milhões que estarão disponíveis para sete estados. Os recursos serão destinados ao apoio financeiro para produtores rurais, agentes de assistência técnica, realização de treinamentos e também para gestão e monitoramento do empreendimento.

O projeto é uma agenda positiva que alinha combate à pobreza rural, transferência de tecnologias agropecuárias de baixo carbono e conservação de solos e florestas junto a pequenos e médios produtores rurais da Amazônia e Mata Atlântica. 

A iniciativa deve beneficiar mais de 3.500 pequenas e médias propriedades nos biomas Amazônia e Mata Atlântica em Rondônia, Mato Grosso, Pará, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul por meio do financiamento por resultado.

A partir do projeto, espera-se que ocorra uma melhoria no acesso ao crédito rural oficial (Programa ABC, Pronaf, Pronamp) de agricultores que desejam reduzir as emissões de carbono, ampliar a sustentabilidade e a gestão das florestas em suas propriedades.

COMO FUNCIONA - Os produtores receberão apoio técnico e financeiro para adotar tecnologias agropecuárias com baixa emissão de carbono e promover a restauração florestal e premiação pela adoção de práticas sustentáveis e tecnologias de agricultura com baixa emissão de carbono, além de apoio financeiro para assistência técnica.

O projeto também promove qualificação e transferência de conhecimentos como maneira de melhorar a capacidade técnica de produtores para adotar essas medidas. Para viabilizar o projeto, dois atores são fundamentais, os agentes de assistência técnica nas tecnologias de baixo carbono e os produtores interessados.

Para participar, os interessados devem:

Fazer parte dos biomas, estados e municípios contemplados. 

Estar classificado como unidade de produção familiar rural, população tradicional, assentados da reforma agrária, pessoa física ou jurídica representante do público beneficiado como associações e cooperativas.

Ter posse legal da propriedade rural com até quinze módulos fiscais como proprietário, locatário, inquilino, parceiro, franqueado do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

O prazo para a submissão de propostas técnicas vai até 19 de agosto de 2016. 

Fonte: AEN PR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube