Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Semana Nacional dos Orgânicos 2016 em Curitiba

Publicado em 07/06/2016

Para divulgar a importância da produção e do consumo de produtos orgânicos, aconteceu em Curitiba a Semana Nacional dos Orgânicos, entre os dias 31 de Maio e 5 de Junho.

A iniciativa é relativa à Semana Nacional dos Orgânicos, proposta  pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as atividades ocorreram no Mercado Municipal de Curitiba – setor de Orgânicos e nas Feiras Orgânicas da cidade. Outros estados do país também tiveram iniciativas semelhantes durante esta semana.

clique para ampliarclique para ampliarOficinas e Visitas guiadas (Foto: Priscila Conyvolic Cruz)

Nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho foram realizados trabalhos de educação infantil com o "Circuito da Alimentação Saudável": atividades de consumo responsável ,educação alimentar e hortas com estações da produção orgânica com alunos de escolas públicas. Bem como visitas guiadas pelo Mercado Municipal – Setor de Orgânicos e oficinas com alunos de escolas particulares de Curitiba.

As feiras Orgânicas contaram com a presença da Unidade Móvel de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB) juntamente com a equipe de técnicas e nutricionistas oferecendo orientações sobre compra, higienização e armazenamento de hortifrutigranjeiros e oficinas de elaboração de receitas com alimentos orgânicos. 

Nos dias 3 e 4 de Junho houveram oficinas de produção de hortaliças em pequenos espaços realizadas pela equipe técnica da Emater-PR.

Na sexta-feira, dia 3 de Junho, a programação contou com uma palestra sobre a produção orgânica, ministrada pela consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães.

Marco importante foi o lançamento do Projeto Mais Orgânico, Iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) - Referência em produtos orgânicos visa a Interação institucional para fortalecer iniciativas de desenvolvimento da cadeia produtiva e consumidora de produtos orgânicos (Veja aqui o Flyer do Projeto)

A cerimônia que contou falas do Secretário Municipal de Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto; do Superintendente do MAPA, Guilherme Biron Burgardt e da Fiscal Agropecuário Vera Ferreira; do Presidente da ASCEME, Mario Shiguemitu Yamasaki;  do Diretor Presidente do CPRA, João Carlos Zandoná e do representante do  GT – Referência em produtos Orgânicos e proprietário da Natural Market, Antônio Rapetti.

clique para ampliarclique para ampliarLançamento do Projeto Mais Orgânico (Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Estiveram presentes diversos representantes de instituições como: IAPAR, Emater, CPRA, TECPAR, Sebrae/PR, CRN-8, ACOPA, MAPA, SMAB, Sistema Fiep, dentre muitos outros representantes de instituições parceiras.

Este dia também contou uma palestra da Amanda Marfil, que pode contar ao publico sobre o Case de Gastronomia Ecológica da Marfil Alimentos e com oficinas gastronômicas de receitas saudáveis na Cozinha Show da SMAB.

Veja a reportagem que foi ao ar ao vivo na RPC sobre a Semana Nacional de Orgânicos:

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/mercado-municipal-de-curitiba-tem-programacao-especial-para-semana-nacional-de-organicos/5069130/

O final de semana contou com atividades na Feira Orgânica do Passeio Público e Palestras e Oficinas no Mercado Municipal de Curitiba.

No sábado, dia 04/06, houveram palestras sobre o consumo de alimentos orgânicos com a Eng. Agrônoma Hilda Lalico, da SMAB e sobre o Desenvolvimento da Produção Orgânica no Paraná com o Eng° Agr. Julio Carlos Bittencourt , da Emater e uma Oficina de Culinária Viva com a Chef Leila, do Festival de Gastronomia Orgânica da Terra ao Prato.

O Programa Cultivando Água Boa foi apresentado bem como as ações do Programa nos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3) e, principalmente, suas ações com as merendeiras.

Houve a apresentação do Vida Orgânica 3º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da Bacia do Rio Paraná 3, que traz, entre outros deliciosos pratos, uma receita premiada em primeiro lugar no concurso nacional “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado.

Baixe aqui o caderno de receitas

Fechando a Semana a programação do Domingo (05/06) contou com o tradicional Passeio Orgânico promovido pela ACOPA, com visitas a propriedades orgânicas da Região Metropolitana de Curitiba e ao CPRA.

A organização do evento é realizada pela Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba – SMAB e pela terceira vez consecutiva o Grupo de Articulação, que discute a visão de futuro Referência em produtos Orgânicos presente no  Roadmapping da Indústria Agroalimentar, auxilia a realização deste evento juntamente com demais instituições.

A equipe do Observatórios Sistema Fiep esteve presente acompanhando as atividades da Semana.

Acesse também http://mercadomunicipaldecuritiba.com.br/  

Fonte: Observatórios e SMAB

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube