Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Produto orgânico e consumo responsável

Publicado em 07/06/2016

O conceito de produto orgânico envolve muito mais que a ausência de resíduos de agrotóxicos

Cada vez mais é crescente o interesse dos consumidores em basear as suas escolhas de adquirir produtos em parâmetros eticamente corretos. O consumo responsável envolve questões como o uso de um sistema produtivo que considere a sustentabilidade econômica e ambiental, a maximização dos benefícios sociais e a minimização de dependência de energia não renovável, preocupando-se com toda a cadeia, desde a produção até o consumo final.

Fonte: Divulgação

O conceito de produto orgânico envolve muito mais que a ausência de resíduos de agrotóxicos. A principal característica da produção orgânica é produzir em um sistema que não utiliza agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente, bem como a preocupação com o bem-estar animal. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, obedecendo às legislações ambiental e trabalhista.

Dentre as exigências e tendências desse novo consumidor estão as categorias de sustentabilidade, ética e saudabilidade. É nesse contexto que o mercado de produtos orgânicos cresce de maneira significativa, deixando, definitivamente, de ser um nicho mercadológico. Esse incremento na produção ocorre, principalmente, entre agricultores familiares e pequenos produtores.

No fim de março de 2016, o Brasil contava com 14.449 produtores orgânicos, distribuídos em 1.285 municípios, com o Paraná em segundo lugar no ranking, com 1.357 produtores localizados em 136 municípios.

Além da comercialização em feiras municipais, os agricultores fornecem seus produtos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A comercialização com as prefeituras promove uma margem de 30% a mais, em relação ao valor dos produtos convencionais.

Veja também: Manual aquisição alimentos para merenda escolar - acesso ao PNAE

A legislação de orgânicos reconhece mecanismos de garantia da qualidade orgânica, estabelecendo procedimentos distintos com base na maior ou menor possibilidade de o consumidor interagir com o produtor.

Na venda direta ao consumidor, como nas feiras livres, nossa legislação reconhece os laços de confiança entre consumidores e produtores, que devem estar vinculados a uma organização de controle social cadastrada no Ministério da Agricultura. A declaração de cadastro deve estar sempre disponível em locais de comercialização para conferência e a fim de garantir a possibilidade de livre acesso aos consumidores. É possível localizar as feiras orgânicas no Brasil pelo site do Idec.

Para a comercialização dos produtos no mercado em geral, onde não há relação direta entre produtores e consumidores, a legislação brasileira instituiu o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), composto pelo Ministério da Agricultura, por outros órgãos federais parceiros e pelos Organismos de Avaliação da Conformidade Orgânica (certificadoras). O Ministério da Agricultura é responsável por credenciar e auditar as certificadoras.

O produto orgânico conforme e certificado deverá exibir em sua rotulagem o Selo Sisorg, criado para facilitar a identificação dos produtos orgânicos no mercado. Junto com o selo deverá constar a informação se o sistema foi verificado por “Certificação por Auditoria” ou “Sistema Participativo de Garantia”.

Vera Lucia Ferreira, engenheira agrônoma e fiscal federal agropecuário para Gazeta do Povo. Disponível em : http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/produto-organico-e-consumo-responsavel-7pew5xy6burm4ss6uy7ha8g7d

Alimentos Orgânicos e Articulação da Rota Agroalimentar

Vera Lucia Ferreira, bem como a equipe da Superintendencia Federal de Agricultura no Paraná, estiveram presentes nas Atividades da Semana Nacional dos Orgânicos, iniciativa proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que aconteceu de 31 de Maio a 5 de Junho no Mercado Municipal de Orgânicos de Curitiba, bem como nas férias orgânicas da cidade.

Em especial no Lançamento do Projeto Mais Orgânicos, iniciativa do Grupo de Trabalho - Referência em produtos orgânicos, o qual Vera é participante ativa, que visa a Interação institucional para fortalecer iniciativas de desenvolvimento da cadeia produtiva e consumidora de produtos orgânicos.

Os encontros dos Grupos de Trabalho acontecem bimestralmente na Fiep – Campus da Indústria e são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo de articulação podem entrar em contato com a equipe através do e-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br ou com Bruna Lunardi - Telefone: 41 3271-7441

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube