Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inclusão social e tecnológica desafiam a Emater do futuro

Publicado em 25/05/2016

Instituto trabalha para incorporar ao processo produtivo mais de 200 mil propriedades com renda inferior a dois salários mínimos

Ao completar 60 anos, a extensão rural no Paraná se depara com um novo desafio. Com uma agricultura consolidada no mercado internacional, o estado tem pela frente um caminho a percorrer pela inclusão social e tecnológica no campo.

Hoje, existem ainda 200 mil propriedades rurais com renda abaixo de dois salários mínimos. Há 160 mil propriedades com área inferior a 10 hectares e a estimativa é que 100 mil propriedades não tenham nenhum acesso à assistência técnica rural no Paraná. Ao todo são 371 mil propriedades no estado, conforme números do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Rubens Ernesto Niderheitmann, diretor presidente do Instituto Emater, autarquia de assistência técnica e extensão rural do Paraná, conta que em alguns casos, existem produtores e propriedades abaixo da linha de pobreza. Ele coloca como principal desafio para o extensionismo do futuro a inserção do pequeno produtor à tecnologia. “Tem a ver com o econômico e social, com renda e qualidade de vida no campo e na cidade”, diz. Para ele, a Emater tem a missão de transformar o trabalho da agricultura familiar em renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores. “Quando isso acontece, nós sabemos que atingimos o nosso objetivo”, afirma Niderheitmann.

Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, reconhece o papel decisivo da extensão rural na história do Paraná. Ele ressalta a missão do estado de levar tecnologia para a linha de frente da agricultura. “Temos o desafio de chegar com a agricultura de precisão à pequena propriedade. Para isso também temos que ter profissionais qualificados para fazer com que a ciência moderna seja acessada de todos os locais”, avalia.

Na sexta-feira (20), a Emater reuniu a sociedade organizada em sua sede, em Curitiba, para destacar o trabalho das últimas seis décadas e especialmente para pautar os desafios do ambiente do agronegócio atual.

Extensão no PIB

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o estado tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 350 bilhões. Uma fatia de 35% de tudo tem origem no agro. Somente as cooperativas, base sólida do agronegócio paranaense, faturam mais de R$ 60 bilhões ao ano, com atuação junto a milhares de famílias.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube