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Selo Alimentos do Paraná planeja novos passos

Publicado em 04/04/2016

A Comissão Gestora do Selo Alimentos do Paraná, composta pelo Sebrae/PR e Fiep,  bem como seu agente avaliador, Tecpar, se reuniram no dia 29 de Março no Sebrae PR, a fim de apresentar o Programa para importantes instituições e planejar as novas etapas de expansão do “Selo” no Estado.

Estiveram presentes: Júlio Agostini (Sebrae-PR), Algnaldo Castanharo (Sebrae-PR), Marcos Uda (Sebrae-PR), Andreia Claudino (Sebrae-PR), Valmor Rovaris (APRAS – Associação Paranaense de Supermercados), Luciano Bartolomeu (Abrasel – associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paikan de Mello e Silva (Fecomércio), Fábio Corrales (Tecpar Certificação), Maurício Fernandes (Tecpar Certificação), Reinaldo Tockus (Fiep), Marcelo Percicotti (Fiep), João Bosco Militão (Senai/PR), Ariane Hinça (Observatórios Sesi/Senai/IEL), Carla Simão (Observatórios Sesi/Senai/IEL) e Bruna Lunardi (Observatórios Sesi/Senai/IEL).

clique para ampliarclique para ampliarEsquerda para direita: O diretor-executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu; o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini; o superintendente da Apras, Valmor Antonio Rovaris; o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus (Foto: Observatórios)

O Programa Selo Alimentos do Paraná tem como objetivo melhorar os processos produtivos, aprimorar a qualidade e incentivar boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. No ano passado, primeira edição do Programa, 23 empresas conquistaram o “Selo”. A previsão é que outras 43 empresas que participaram da Chamada 2015, também sejam contempladas com os certificados na cerimônia de entrega que ocorrerá em ainda este mês de Abril.

Para conquistar o “Selo”, é necessário alcançar, pelo menos, 80% de conformidade em cada um dos cinco itens da metodologia baseada na legislação sanitária vigente e 50% ou mais no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A avaliação final do processo é feita pelo Tecpar.

Ao aderir ao programa, as empresas participam de atividades como capacitações, treinamentos e consultorias in loco. O programa Selo Alimentos do Paraná tem vigência de 12 meses, período em que os estabelecimentos estão sujeito a auditorias e suspensão do direito de uso em casos de irregularidades comprovadas, tudo para garantir a manutenção da qualidade dos produtos. A micro e pequena empresa investe 50% do valor total do programa e o Sebrae subsidia a outra metade via ferramenta Sebraetec.

Andréia Claudino, gestora do Programa no estado, apresentou diversos cases de sucesso das empresas já contempladas. Uma delas é a Verde Brasil alimentos Orgânicos, que após a conquista do Selo pode acessar e fornecer suas polpas orgânicas a novos mercados, bem como participou de programas de aperfeiçoamento junto a Endeavor.

Para Reinaldo Tockus, o grande desafio para essas empresas que conquistaram o Selo é crescer. O mesmo vê grandes possibilidades de acesso a novos mercados, principalmente através da internacionalização, levando em consideração a atual contexto econômico.

Durante todo o ano de 2016 ocorrerão diversas ações de promoção às empresas do Programa Selo Alimentos do Paraná. Dentre essas, a participação na Fispal Food Service 2016, que acontece em São Paulo no mês de Junho e rodadas de negócios em 6 regionais no Estado do Paraná que ocorrerão no segundo semestre.

A chamada para seleção de empresas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná no espaço do Sebrae/PR no evento já está disponível (acesse aqui). E a ficha de Inscrição está disponível no site do Sebrae: http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Selo-Alimentos-Paran%C3%A1-%E2%80%93-home

Com a integração de novas instituições como a Apras, Abrasel e Fecomércio a Comissão Gestora busca o fortalecimento das ações de promoção às empresas, bem como a aumento da divulgação do Programa e a manutenção da qualidade das atividades realizadas.

Saiba mais sobre o Programa aqui

Fonte: Observatórios, Fecomércio e Sebrae

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