Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Feirantes vendem produtos com agrotóxico como orgânicos

Publicado em 01/02/2016

Fantástico flagrou vendedores que dizem que seus produtos são orgânicos, mas compram mercadoria com agrotóxico no Ceasa.

O Fantástico acompanhou durante meses alguns desses fraudadores e mostra como eles se aproveitam da boa fé dos consumidores para faturar muito.

Em dezembro, preocupado com a “invasão” de supostos produtos orgânicos nas prateleiras do comércio varejista, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) iniciou campanha de alerta ao consumidor brasileiro. Segundo a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, a campanha visa a valorizar a certificação e educar o consumidor.

Melhor conscientizado, o consumidor pode exercer o papel de fiscalizador desse mercado, facultado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Veja o vídeo da Reportagem exibida pelo Fantástico:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/01/feirantes-vendem-produtos-com-agrotoxico-como-organicos.html

Atualização

Em resposta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou uma nota, afirmando que são auditadas pelo menos, uma vez ao ano, os 25 organismos certificadores credenciados para atuarem no Brasil, que fazem a inspeção e controle de 8.467 produtores orgânicos certificados. Ainda segundo o MAPA, o controle é feito, também, por ações de fiscalização do Ministério nas unidades de produção e pontos de comercialização. E tais ações se baseiam numa sistemática de amostragem e sempre que surgem denúncias ou suspeitas.

Confira a nota completa, exibida pelo MAPA: Nota sobre a matéria do Fantástico – Fev 2016

Fonte: Globo e SNA, Organics Net

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube