Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Relatório Marcas coletivas e de certificação - Sebrae Inteligência Setorial

Publicado em 28/01/2016

O Sebrae / RJ lançou, em 2014, um portal na internet, no âmbito do programa SEBRAE INTELIGÊNCIA SETORIAL, contendo informações e conhecimentos estruturados sobre os setores mais dinâmicos da economia do Estado do Rio de Janeiro. Dentre esses setores, destaca-se o setor de Alimentos que ganhou espaço neste portal em 2015.

O portal Sebrae Inteligência Setorial (www.sebraeinteligenciasetorial.com.br), oferece informações estratégicas gratuitas!

O último relatório de Janeiro/2016 disponível no site apresenta informações sobre Marcas Coletivas e de Certificação.

relatorio sebrae

Renee Fernando Senger, INPI apresentou o tema “Marca coletiva e de certificação” em um dos Encontros do Grupo de Articulação da Rota Agroalimentar  - Internacionalização, Selo de Origem e Imagem de Marca. 

Durante sua apresentação Renee comentou que o número de registros de Marcas coletivas no Brasil ainda é baixo.

Os Estados que tem apresentado maior demanda de requerimentos de marcas coletivas são os do sul do país, em especial Rio Grande do Sul e Santa Catarina, seguidos por poucos casos nos demais estados.

O Grupo pôde conhecer alguns exemplos de Marca Coletiva de indústrias de alimentos como: os Vinhos do Brasil, oConsórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi, Amorango de Nova Friburgo,BAUERNHAUS da Associação Dos Pequenos Produtores De Missal única do Paraná, dentre outras.

Este Grupo de Articulação discute ações relacionadas a esta temática visando alavancar produtos das Indústrias Agroalimentares Paranaenses.

Investir em marcas é fundamental para a competitividade das empresas. Acesse o site, faça seu cadastro e tenha acesso ao conteúdo completo:

https://www.sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/relatorios-de-inteligencia/marcas-coletivas-e-de-certificacao-mais-credibilidade-para-as-mpe-do-setor-de-alimentacao/56aa48d1f2bdfc1b007d566b

 

Fonte: Sebrae – Relatórios de Inteligência

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube