Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Livro reúne as melhores receitas de merenda da rede estadual paranaense

Publicado em 28/01/2016

A publicação reúne, inclusive, receitas para fenilcetonúricos, celíacos, diabéticos e intolerantes à lactose

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, aos 60 anos de criação do Programa de Alimentação Escolar e ao Dia da Merendeira (30 de outubro), a Secretaria de Estado da Educação lançou, em Outubro de 2015, o livro digital “Sabores e Saberes da Escola Paranaense”, contendo receitas desenvolvidas pelos merendeiros da rede pública estadual nos últimos anos.

clique para ampliarclique para ampliarCapa da publicação Sabores e Saberes das Escolas Paranaenses (Foto: Divulgação/ SEED)

“A viagem pelos sabores das nossas escolas é um sonho antigo que agora torna-se realidade. Significa uma conquista para nossas escolas, merendeiros e merendeiras, equipes responsáveis pela alimentação escolar e Núcleos Regionais de Educação”, comemora a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski.

A coletânea de receitas de sucesso foi desenvolvida com a colaboração de profissionais de todas as regiões do Estado. Nos últimos seis anos, uma equipe de técnicos da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar e estagiários do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisou, testou receitas e organizou a formatação do livro. Outro destaque é que editoração e ilustração foi realizada com muita competência pela equipe de Multimeios da Secretaria da Educação.

As seções - por tipo de preparação - facilitará o trabalho de pesquisa e seleção. “As receitas para aproveitamento de leite e aquelas específicas para diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos e intolerantes à lactose contribuirá para a racionalidade e otimização de utilização integral dos alimentos e para que todos os alunos sintam-se incluídos neste grande programa”, comenta Márcia.

Segundo a coordenadora do programa de Alimentação Escolar, Andrea Bruginski, os grandes diferenciais deste livro de receitas estão nas dicas e sugestões para variação das preparações, indicação das informações nutricionais por porção em todas as receitas, e a apresentação das legendas D, C e L que alerta se a preparação é adequada para o consumo pelos alunos diabéticos, celíacos ou intolerantes à lactose. “São detalhes que demonstram a importância e os cuidados que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná observa com a qualidade e especificidades na alimentação escolar”, destaca.

Acesse aqui a publicação, disponível no site da SEED em pdf: Sabores e Saberes da Escola Paranaense

Fonte: Secretaria da Educação do Paraná

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube