Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

McDonald´s vai lançar hambúrguer orgânico na Alemanha

Publicado em 19/11/2015

Venda é temporária e faz parte de estratégia se aproximar de quem busca alimentação mais saudável

LOS ANGELES - A rede de fast-food McDonald's vai oferecer seu primeiro hambúrguer de carne bovina 100% orgânica por um período limitado na Alemanha, na esteira do crescimento da demanda por alimentos mais naturais e menos processados. Entre 1º de outubro e 18 de novembro o McDonald's vai oferecer os sanduíches “McB”, feitos de carne orgânica vinda de fazendas na Alemanha e Áustria.

O lançamento prometido pela maior cadeia de restaurantes do mundo em termos de receitas vem a reboque da estratégia de renovação de práticas empreendida pelo novo CEO, Steve Easterbrook, em um esforço para transformar o McDonald's em uma “hamburgueria moderna e progressista”.

Alemães, conhecidos por seu amor por salsichas, estão comendo menos carne e mais comida vegetariana, à medida que aumentam preocupações relacionadas à saúde, direitos dos animais e o custo ambiental da pecuária.

Na Alemanha, para receber a certificação orgânica, a carne deve ser produzida a partir de gado alimentado com ração orgânica e que paste em áreas livres de fertilizantes químicos e pesticidas.

— Fizemos um grande esforço para assegurar quantidades suficientes de carne para satisfazer as regras de alimentos orgânicos e nossas próprias diretrizes de qualidade — disse Holger Beeck, diretor geral da subsidiária alemã.

ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE CARNE E AVES

O McDonald's tem alterado menus e trabalhado para melhorar os serviços na Alemanha, um de seus principais mercados europeus. As vendas trimestrais da empresa nos restaurantes do país cresceram pela primeira vez desde a metade de 2012.

Um porta-voz da empresa nos Estados Unidos se recusou a dizer se a rede pretende lançar o sanduíche em outros mercados.

As vendas do McDonald's caíram, em parte devido à competição de cadeias novas, como a Chipotle Mexican Grill, que oferece carne provinda de animais criados sem hormônios e antibióticos. O McDonald's americano declarou em março que, dentro de dois anos, vai parar de comprar carne de aves criadas com o uso de antibióticos vitais para os seres humanos.

A medida foi aplaudida por defensores da saúde pública e dos consumidores, que temem que o abuso de antibióticos na produção de carne esteja contribuindo para o número crescente de infecções potencialmente fatais para humanos causadas por bactérias resistentes, apelidadas de “superbactérias”.

Assim mesmo, um grupo de acionistas acha que a empresa ainda não fez o bastante. Eles renovaram seu pedido para que o McDonald's pare de comprar qualquer tipo de carne advinda de animais criados com antibióticos vitais para combater infecções em humanos.

No começo deste mês, o McDonald's declarou que, até 2025, seus 16.000 restaurantes nos Estados Unidos e Canadá não usarão mais ovos de animais criados em gaiolas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mcdonalds-vai-lancar-hamburguer-organico-na-alemanha-17606946#ixzz3rwFoEbjJ 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube