Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Unidade Móvel de Segurança Alimentar na Semana Nacional dos Orgânicos

Publicado em 02/06/2015

A equipe da SMAB esteve presente nas feiras orgânicas de Curitiba

A iniciativa é relativa à Semana Nacional dos Orgânicos, proposta  pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Curitiba as atividades da ocorreram entre 26 e 31 de Maio.

Uma delas foi a presença da Unidade Móvel de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba (SMAB) nas Feiras Orgânicas da cidade, juntamente com a equipe de técnicos e nutricionistas.

Foram oferecidas orientações sobre compra, higienização e armazenamento de hortifrutigranjeiros e oficinas culinárias com os visitantes e compradores das feiras do Portão, Cristo Rei, Praça do Expedicionário, Praça do Japão e Passeio Público.

clique para ampliarclique para ampliarOficina Suco Orgânico e Funcional (Foto: Observatórios)

A Unidade Móvel de Segurança Alimentar é um equipamento da cujo principal objetivo é orientar a população sobre a importância de manter uma alimentação segura e saudável, conscientizando e orientando os consumidores sobre a importância de cuidados na hora da compra, da manipulação e do consumo de alimentos.

A equipe técnica dos Observatórios esteve presente na Praça do Japão para acompanhar a programação.

Usando um furgão adaptado com cozinha dotada de equipamentos e utensílios necessários para demonstrações de técnicas corretas, a equipe de nutricionistas e estagiários de Nutrição, desenvolveu uma oficina de preparo de um suco funcional com ingredientes orgânicos.

Os benefícios do consumo dos ingredientes da preparação, bem como a forma de consumo mais adequado foram apresentados pela nutricionista Joice Magalhães Ruthes da SMAB enquanto a Sra. Edna Rodrigues seguia os passos de preparo no interior da unidade móvel.

clique para ampliarclique para ampliarUnidade Móvel de Segurança Alimentar na Feria Orgânica da Praça do Japão (Foto: Observatórios)

Edna contou que estas ações são realizadas em equipamentos públicos e privados como feiras, escolas, parques e em eventos. Disse que realizam diversos formatos de oficinas direcionadas aos diferentes públicos como crianças, gestantes, idosos, trabalhadores da indústria em SIPAT´s (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), dentre outros.

A agenda e maiores informações sobre a Unidade Móvel podem ser encontradas no site: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/unidade-movel-de-seguranca-alimentar/752

Nos dias 29, 30 e 31 de Maio ocorreram Workshops e Oficinas Gastronômicas no Mercado Municipal de Curitiba - Setor Orgânico, com importantes especialistas da Cadeia de Orgânicos no Paraná.

Continue acompanhando o Blog Agroalimentar e saiba mais sobre as outras atividades que aconteceram na Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba.

Fonte: Observatórios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube