Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Projeto M.O.V.E.R da Embrapa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

Publicado em 17/10/2014

As atividades da Semana acontecem em todo Brasil até o dia 19 de Outubro

Em Brasília, uma das atividades do estande da Embrapa é o projeto M.O.V.E.R. – Meu Óleo Vira Energia Renovável, estruturado para promover e estimular a coleta do óleo de fritura usado (OFU) no DF para transformá-lo em biodiesel. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, visitou o estande e conheceu o projeto e a exposição interativa "Cientista por um dia", que este ano apresenta a produção do biodiesel e suas matérias-primas.

clique para ampliar>clique para ampliarMinistro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita estande da Embrapa e conhece o projeto M.O.V.E.R. (Foto: Maria Carolina/Ubrabio)

Realizado pela Embrapa Agroenergia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o principal objetivo do projeto M.O.V.E.R. é a geração de biodiesel, energia limpa e renovável, a partir de um resíduo poluente. Por meio da coleta e da reutilização, o óleo deixa de ser um problema ambiental, que polui as águas e provoca entupimentos na rede de esgoto, para tornar-se uma solução em energia renovável.

O programa Revista Brasília conversou com o biólogo da Embrapa Daniel Sifuentes, que falou sobre o projeto M.O.V.E.R.

O biólogo Daniel Sifuentes falou sobre como os moradores do Distrito Federal podem contribuir para o projeto e explicou a importância deste trabalho para o DF. Segundo Daniel, um dos objetivos do M.O.V.E.R. é ensinar as pessoas a fazerem o reaproveitamento do óleo de fritura e transformá-lo em biodiesel. Todo o trabalho é feito de forma simples e as maneiras de fazê-lo estão sendo ensinadas no estande montado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
Para Sifuentes, a ação promovida pela Embrapa pode diminuir, a partir da conscientização das pessoas, a quantidade de óleo nos esgotos, que dificulta o trabalho da Caesb. Além disso, o biólogo ressalta que, ao separar os tipos de óleo, fica mais fácil produzir energia renovável no Distrito Federal.

Veja a matéria completa aqui

Sob o tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social", o evento acontece por todo o Brasil até o próximo dia 19 e apresenta atividades lúdicas para crianças e jovens, além de palestras, debates e mostras científicas para mobilizar a população em torno de temas e atividades de C&T.

Leia mais sobre o Projeto M.O.V.E.R na matéria da Embrapa : Menos resíduos, mais Energia!

Fonte: Embrapa e EBC Rádios

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube