Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Agricultura familiar em destaque no Dia Mundial da Alimentação

Publicado em 16/10/2014

No Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano foi Agricultura Familiar: ?Alimentar o mundo, cuidar da terra?

O Dia Mundial da Alimentação visa promover a conscientização sobre o problema da fome no mundo, bem como estimular a cooperação entre os países e a participação da população rural na tomada de decisões. No contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, o tema do Dia Mundial da Alimentação este ano é Agricultura Familiar: “Alimentar o mundo, cuidar da terra”. O objetivo é pôr em evidência a agricultura familiar e os pequenos agricultores e sua significativa contribuição para erradicar a fome, garantir a segurança alimentar e proteger o meio ambiente.

campanha fao

Então, por que a agricultura familiar é importante?

-A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. 
-A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
-A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Vários eventos e iniciativas estão acontecendo na sede da FAO e no mundo todo durante a Semana Mundial da Alimentação, para ressaltar a contribuição da agricultura familiar para garantir a segurança alimentar e nutricional global.

Este ano, a Semana Mundial da Alimentação coincide com o Comitê sobre Segurança Alimentar (CSA 41), que acontece na sede da FAO, de 13 a 18 de outubro.

FAO marca Dia Mundial da Alimentação destacando pequenos produtores

A FAO quer mais apoio para 500 milhões de profissionais do setor que se dedicam à agricultura familiar; em entrevista à Rádio ONU, diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, falou sobre outras vantagens da agricultura familiar.

Dentre as iniciativas, visando aumentar o acesso à informação sobre segurança alimentar, a FAO anunciou uma parceria com a agência de notícias Thomson Reuters. O novo portal incluirá matérias sobre o tema além de manter um repórter especializado na sede da FAO em Roma. 

Veja aqui a Matéria completa da Entrevista do Diretor Geral da FAO.

Brasil

Como parte das iniciativas que marcam o Dia Mundial da Alimentação a FAO participou do I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável, dia 15/10 em São Paulo.

O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas. Na oportunidade Daniel Vargas, Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, afirmou que o desenvolvimento do Brasil depende do desenvolvimento do setor agrícola, que é uma das principais forças que impulsionam o país. Em sua apresentação, Vargas destacou que "O segmento ainda não possui política pública que ofereça uma clareza ao produtor diferentemente de outros importantes temas como educação, transporte e energia".

Veja aqui a matéria completa sobre o I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável

Para obter mais informações sobre alguns dos eventos e iniciativas programados em todo o mundo, consulte o Calendário de eventos do AIAF.

Para obter mais informações sobre recursos, histórico e links úteis do Dia Mundial da Alimentação, visite o Website do Dia Mundial da Alimentação.

No dia 16 de outubro também se comemora o dia do Engenheiro de Alimentos.

Fonte: Notícias e Mídia Rádio ONU e FAO

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube