Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável foram sucesso entre consumidores na Copa do Mundo

Publicado em 01/07/2014

Iniciativa promoveu produtos da agricultura familiar e produtores orgânicos em dez Cidades-sede.

As cidades de Curitiba, Brasília, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo receberam, durante o período de Copa do Mundo, o quiosque da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável.

clique para ampliar>clique para ampliarQuiosque da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável no Parque Barigui em Curitiba (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME) em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e com a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos) e teve como objetivo incentivar o consumo de produtos orgânicos e da Agricultura Familiar.

Cada estande permaneceu cerca de uma semana em cada uma das dez cidades-sede escolhidas durante o período de 11 a 27 de Junho e contou com a participação de seis empreendimentos da agricultura familiar representando seus produtos. 

O público em geral pôde conhecer, degustar e adquirir produtos de 60 grupos e associações de agricultores, que representaram 25 mil famílias de produtores nos quiosques das dez capitais, mostrando aos consumidores brasileiros e estrangeiros a qualidade e o potencial da agricultura familiar no Brasil, cada vez mais organizada e estruturada para atender ao mercado.

Os produtos foram selecionados através de edital público do Ministério do Desenvolvimento Social e deveriam possuir um ou mais dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf); Produto Orgânico do Brasil; Comércio Justo; Identificação Geográfica; maior percentual de sócios inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; ou acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ao inaugurar oficialmente o quiosque de Brasília, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou que “Muita gente não tem a oportunidade de conhecer esta produção, por isso montamos os quiosques em locais estratégicos, por onde passam turistas para ajudar a divulgar e fortalecer a produção, a comercialização e o consumo dos produtos”

Em Curitiba o quiosque esteve entre os dias 20 e 27 de Junho no Parque Barigui e ofereceu produtos da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna de Santa Catarina, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), Cooperativa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Planalto Norte (COOPERFAP), Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (COOPERCAJU), Cooperativa de Produtores de Café Especial de Boa Esperança (MG) e Cachaçaria Velho Alambique (RS).

Os produtos vendidos pelos empreendimentos foram conservas, amora preta em calda, geleias, doces, melado, farinhas, sucos, bolachas, pães, bolos, castanha de caju, café e cachaça.

No dia 17 de Junho foi inaugurado o quiosque no Rio de Janeiro, assista ao vídeo com os produtos que foram vendidos na capital Fluminense e opinião dos consumidores sobre o espaço:

Referência em Produtos Orgânicos é uma das visões de futuro presente propostas para o estado do Paraná e conteúdo do Roadmapping da Indústria Agroalimentar . "Elaborar estratégias para o desenvolvimento e comercialização de produtos orgânicos" é uma das ações de futuro que atendem ao Fator Crítico Políticas de Desenvolvimento.

O projeto de Articulação Setorial da Rota Agroalimentar por meio do Grupo de Trabalho de Alimentos Orgânicos contribui para a evolução do tema no estado.

Uma das iniciativas deste Grupo, o  Simpósio da Rota Agroalimentar: Industrialização de Alimentos Orgânicos, que ocorreu em setembro/2013 na cidade de Curitiba, teve como objetivo principal promover a industrialização de produtos orgânicos, através da disseminação da informação, alavancando toda cadeia produtiva.

O Grupo também atuou na organização da Semana Nacional dos Orgânicos, atividade que ocorreu na última semana de Maio, em Curitiba. Proposta  pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atividades semelhantes a 'Semana' ocorreram em outros estados do país.

Fonte: Prefeitura de Curitiba, OrganicsNet, Portal da Copa, TV NBR e MDA

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube