Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Impacto climático na agricultura - precisamos repensar o modelo de produção

Publicado em 27/03/2014

Durante Fórum de Agribusiness, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, fala sobre mudanças climáticas e segurança alimentar

“É possível que um país cresça, distribua sua riqueza e, ao mesmo tempo, preserve e proteja o meio ambiente. Com agroecologia é possível produzir alimentos orgânicos de qualidade.” Essa foi a frase que o diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, pegou emprestada da presidenta Dilma Roussef para falar sobre segurança alimentar e desenvolvimento agrícola durante o debate “Clima afetando a geografia da agricultura” no Global Agribusiness Forum 2014.

clique para ampliar>clique para ampliar"Precisamos repensar o modelo de produção", diz Kumi Naidoo (Foto: Paulo Pereira/Greenpeace)

Naidoo reforçou a importância de se falar dos impactos climáticos na agricultura e daqueles que são os mais afetados: as populações mais pobres nos países em desenvolvimento. Ainda ressaltou que enquanto a proposta do debate era discutir os efeitos das mudanças climáticas, a pergunta que na verdade deveria ser feita era “qual tipo de modelo de agricultura temos que adotar para evitá-las?”

Hoje, a forma como o Brasil produz alimentos é baseada em uso intensivo de químicos que degradam os recursos naturais dos quais os agricultores dependem – solo, água e biodiversidade – e é extremamente dependente de combustíveis fósseis que produzem os pesticidas e os fertilizantes. “Trata-se de um modelo mais vulnerável”, afirmou Naidoo durante sua apresentação.

Sobre modelos de agricultura, ele ainda disse que “hoje, há dois modelos paralelos. Um que é baseado em monoculturas que usam químicos de forma intensiva, enquanto há outro mais saudável para a população e para o planeta que é o de agricultura familiar ecológica”. E continuou afirmando que “o Brasil tem um papel único a desempenhar na escolha e adoção desse segundo modelo, mais apropriado para lidar com as mudanças climática.” 

"A agroecologia e a agroindústria necessitam coexistir para que haja um equilíbrio entre a gestão da falta de alimentos e o fortalecimento do setor agrícola de forma sustentável", afirmou Naidoo.

A agroecologia é uma forma do Brasil avançar na construção deste novo modelo de agricultura, ajudando a alcançar mitigação e adaptação das mudanças climáticas. Uma medida que poderia ser implementada imediatamente é a assinatura do decreto que estabelece o CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Os outros participantes – da Embrapa, do Ministério de Meio Ambiente e do Climate Policy Initiative - abordaram as soluções tecnológicas para lidar com as incertezas climáticas, as políticas públicas nacionais e internacionais que já estão sendo colocadas em prática e a necessidade de alterações no modo de produção brasileiro e de vontade política para agir em relação às mudanças climáticas.

Falando para uma plateia que estava repleta de representantes do agronegócio, o diretor-executivo terminou sua fala com uma provocação. “A situação no Brasil ilustra os problemas e falhas do nosso sistema alimentar. A monocultura representa perda de diversidade na dieta nacional, o que por sua vez afeta a saúde pública. Acho que está claro que precisamos repensar o modelo de produção”, concluiu Naidoo.

Fonte: Exame e Greenpeace

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube