Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Leite cru e água, vencendo a batalha contra as pragas de maneira saudável

Publicado em 26/03/2014

Além do baixo custo, métodos de controle orgânicos não poluem ao meio ambiente e não prejudicam as pessoas que o manuseiam.

Dentre diversas situações enfrentadas para um cultivo orgânico de qualidade, uma delas é o controle natural de doenças sem a intervenção química.

Por incrível que possa parecer, a não utilização de pesticidas em determinadas situações é uma maneira mais barata de manter a plantação, porque os produtos e matérias utilizadas para a extinção destas ameaças, normalmente estão dentro do ambiente da plantação, ou com um valor bastante acessível ao produtor. Além do baixo custo, métodos de controle orgânicos não poluem ao meio ambiente e não prejudicam as pessoas que o manuseiam.

clique para ampliar>clique para ampliarSeqüência de fotos mostram o ataque do oídio em folhas de abóbora (Foto: Eliana Lima)

De acordo com estudos da  Embrapa Meio Ambiente  Unidade de Pesquisa de Tema Básico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para prevenção e combate por exemplo do oídio (doença causada por fungo que se desenvolve na superfície dos órgãos verdes das plantas como brotos, folhas e bagas, que ficam recobertos por um crescimento branco  formando manchas ), uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água são suficientes para que o fungo não se manifeste mais nas plantações, garantindo um alimento orgânico e longe de doenças durante sua produção.

Os fungicidas químicos indicados para o combate ao oídio são caros, cerca de R$ 135 o litro, enquanto o leite cru custa R$ 0,35 o litro. Além disso, a solução é totalmente inofensiva ao meio ambiente, não causando nenhum impacto ambiental, o que não se pode dizer o mesmo dos fungicidas utilizados para o controle da doença.

Clique aqui e acesse ao portal da Embrapa Meio Ambiente e saiba mais a respeito da eliminação do oídio em plantações orgânicas!

Fonte: Embrapa Meio Ambiente via OrganicsNet

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube