Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Secretaria da Saúde do PR determina suspensão da venda de dois lotes de leite

Publicado em 19/03/2014

Lotes sob suspeita de adulteração não poderão mais ser vendidos no estado. Investigação apontou suposta presença de formol no produto

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) determinou nesta terça-feira (18) a suspensão da venda de dois lotes de leite UHT da marca Líder, pertencente ao grupo LBR Lácteos, suspeitos de conter formol em sua composição, que é prejudicial à saúde. A suposta adulteração foi apontada em uma investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) que foi deflagrada na última sexta-feira (14).

clique para ampliar>clique para ampliarO leite adulterado com formol foi entregue à LBR, com sede em Tapejara, que enviou a carga para as suas unidades de Lobato (PR) e Guaratinguetá (SP) (Foto: Stéfanie Telles / Especial)

De acordo com o MP-RS, responsável pela operação Leite Compensado, cerca de 200 mil litros do produto, de um total de 300 mil, foram adulterados e encaminhados para uma distribuidora na cidade de Lobato, no Norte do estado, para a embalagem e distribuição aos consumidores. Já os outros 100 mil litros foram destinados à Guaratinguetá, no interior paulista, e vendidos com a marca Parmalat, segundo informou o Ministério Público.

A investigação apurou que o leite era “batizado” e resfriado pela empresa O Rei do Sul, em Condor, no interior do Rio Grande do Sul, de onde os caminhões com os carregamentos partiam para o envasamento nas cidades do Paraná e de São Paulo.

Por meio de nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo do Paraná, a suspensão ocorreu depois de o Ministério da Agricultura informar à secretaria os números dos lotes supostamente adulterados, pertencentes ao Lob 04 D 06:00, de 13 de fevereiro, e o Lob 18 C 04:01, do dia 14 do mesmo mês.

Ainda segundo a pasta, os comerciantes devem recolher das prateleiras as caixas que pertençam aos lotes indicados. A secretaria recomenda que as pessoas evitem o consumo dos produtos.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, recomenda que caso tenham adquirido um produto do lote contaminado, os compradores devem entrar em contato com a empresa e solicitar a devolução do dinheiro. Se a pessoa passou mal pela ingestão do leite, Claudia afirma que os consumidores devem procurar o órgão para saber quais são as providências a serem tomadas contra o fornecedor.

Leite Compensado

A operação batizada de Leite Compensado teve início em maio do ano passado e flagrou, desde então, quatro esquemas de adulteração no Rio Grande do Sul. Os produtos seriam distribuídos para vários estados. Na composição para aumentar o volume foram encontradas substâncias como água, formol e ureia.

Informações de Gazeta do Povo

Leia mais em Folha de São Paulo

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube