Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Comportamento do consumidor em relação aos alimentos orgânicos

Publicado em 31/01/2013

Pesquisa norte-americana revela o comportamento dos consumidores e o consumo de alimentos orgânicos.

Estudo norte-americano mostra que a demanda por alimentos orgânicos continua crescendo, em grande parte, impulsiona pelo aumento do consumo consciente e pela preocupação dos consumidores em garantir uma alimentação cada dia mais saudável.

clique para ampliar clique para ampliarAlimentos orgânicos são tendência em alimentação saudável. (Foto: Internet)

Segundo o Relatório de Tendências de Consumo de Alimentos  realizada pela Technomic Inc - 1500 pessoas foram ouvidas e concluiu-se que “a maioria afirma que a saúde é prioridade e que tenta se alimentar saudavelmente a maior parte do tempo”.  A maioria dos entrevistados também reconheceu o alimento orgânico como uma escolha saudável: 64% dos homens e 73% das mulheres descreveram os orgânicos como  “um pouco ou muito mais saudáveis”.

Ainda segundo a pesquisa, as principais razões que influenciam os consumidores a escolherem alimentos orgânicos, são:

1 - Não contém pesticidas: 71%

2 - São produzidos sem adição de hormônios: (70%);

3 - Produzidos sem antibióticos: (64%);

4 - Não contém conservantes: (64%).

O relatório também pesquisou a frequência com que estes consumidores compravam alimentos orgânicos e 35% relataram consumi-los ao menos uma vez na semana, contra 28% em 2010. Verificou-se também que 32% dos consumidores disseram ter comprado “mais vezes” esse tipo de alimento.

O preço ainda é fator primordial para a escolha dos consumidores, onde apenas 11% dos entrevistados disseram estar dispostos a pagar mais que 5% por um produto orgânico, enquanto 23% estariam disponíveis a pagar “um pouco mais” (até 5% mais caro).

Os entrevistados que alegaram nunca comprar este tipo de alimento, argumentaram ser “muito caro” (79%), ou que os “benefícios não valem o custo extra” (52%), e que eles se sentem “confusos sobre os benefícios para a saúde” (28%).

 Apesar de ser um mercado em amplo crescimento, apenas 54% dos consumidores disseram conhecer profundamente sobre alimentos orgânicos, mostrando a necessidade de investimentos com ações de marketing que ajudem a explicar melhor os benefícios desse tipo de alimento, por meio de uma linguagem simples, acessível e de fácil compreensão.

Informações de OrganicsNet e Oneco BioFach

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube