Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

3º Mini Fórum de Aplicação de Ingredientes Funcionais: Produtos Cárneos é realizado no Norte do Paraná

Publicado em 12/11/2013

Ocorreu em Bandeirantes, no dia 8 de novembro, com a participação do Sistema Fiep, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL

O campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Bandeirantes/PR, foi escolhido para receber a 3ª Edição do evento. Uma vez que a região se destaca em atividades de bovinocultura de corte e leite, avicultura e suinocultura de corte.

clique para ampliar>clique para ampliarEventou ocorreu no Auditório do Campus Luiz Meneghel (Foto: Assessoria de Comunicação UENP)

Esse evento é uma iniciativa do Grupo de Articulação que atende a visão de futuro que aponta o Paraná como Referência no Desenvolvimento de Produtos Funcionais decorrente do Projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Setor Agroalimentar.

Os alunos do Centro Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, técnicos e estagiários do Centro de Tecnologia de Carnes e do Centro Mesoregional de Leite da UENP bem como os alunos do Grupo de Pesquisa e Análise de Carne da UEL atuaram na organização geral do evento, que recebeu auxilio financeiro da empresa Castrolanda.

O evento contou com mais de 120 participantes, dentre empresários, pesquisadores, especialistas que atuam nas áreas de alimentos funcionais e produtos cárneos bem como estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de alimentos.

A abertura do evento teve a participação do Prof. Dr. Éder Paulo Fagan, diretor do Campus Luiz Meneghel e participante ativo do Grupo de Articulação e de Carla Simão, representando a equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Durante a manhã os presentes puderam acompanhar a evolução dos alimentos funcionais e suas propriedades na palestra “Importância dos Ingredientes Funcionais: uma realidade em evolução” ministrada por Antônio Santana e Fúvia Biazotto, representantes do Grupo de Pesquisa de Alimentos Funcionais da USP/ESALQ.

Representando a empresa Galactic Bioquímicos os senhores Denis Wiliquet e Sérgio Szvarça apresentaram as “Pesquisas desenvolvidas na área de conservantes naturais de produtos cárneos no mercado externo e interno”.

Concluindo as atividades da manhã o tema “Aplicação de Ingrediente Funcional e redução de sódio no processamento de produtos cárneos” foi ministrado pelo gerente de desenvolvimento de negócios da empresa Purac, Paulo Sakomoto.

clique para ampliar>clique para ampliarPalestrantes e Equipe Observatórios (Foto: Assessoria de Comunicação UENP)

A programação da tarde foi iniciada com a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Sabrina Vianna Mendes que apresentou os “Aspectos Regulatórios dos Alimentos com Alegação de Propriedade Funcional”.

Os Professores Doutores Éder Paulo Fagan (UENP) e Ana Maria Bridi (UEL) apresentaram os projetos e as linhas de pesquisa de produtos cárneos que estão sendo e já foram desenvolvidos em suas respectivas universidades.

Uma degustação de produtos foi promovida com itens da empresa Fattoria e do Centro de Tecnologia de Carnes da UENP.

Finalizando as atividades do 3º Mini Fórum de Aplicação de Ingredientes Funcionais: Produtos Cárneos os participantes realizaram uma visita técnica ao Centro de Tecnologia de Carnes, em que puderam conhecer as instalações e os equipamentos utilizados no processamento de diversos produtos cárneos que são embalados e vendidos para comunidade de Bandeirantes.

A professora Margarida Yamaguchi, da UTFPR - Londrina, parabenizou a comissão pela organização e condução do evento e disse que o mesmo "propiciou o encontro de profissionais da área e oportunidade aos acadêmicos de conversarem com representantes das indústrias e pesquisadores que atuam neste segmento".

O Supervisor da Garantia de Qualidade da Cooperativa Castrolanda, Marcelo Siqueira, comentou que além do contato de empresas no segmento de Cárneos com empresas de Ingredientes utilizados na elaboração de produtos processados "pudemos nos atualizar no que se refere a aplicação, pesquisa, e as expectativas do mercado relacionado ao tema", através das palestras dos docentes.

Mario Ribeiro, também da Castrolanda, ressaltou "a ótima organização do evento, a receptividade com os participantes e a objetividade das discussões proposta pelo Fórum".

A adesão ao Mini Fórum foi gratuita mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível, o montante desses alimentos foram doados à Escola Pequeno Príncipe - Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial.

Já os alunos da UENP que participaram do evento realizaram a doação de fraldas geriátricas, entregues ao Asilo São Vicente de Paula.

Acompanhe neste Blog Setorial notícias sobre a 4ª Edição do Mini Fórum de Aplicação de Ingredientes Funcionais.

Acompanhe os trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar e consulte a Agenda 2014 via e-mail: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Fonte: Observatórios

Veja mais fotos e leia a matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social da UENP

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube