Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Dia de Combate02/06/2015

ViraVida se mobiliza contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Na mês de maio, os técnicos e alunos do ViraVida, parceiros do Sistema S e rede de proteção participaram de caminhadas, seminários e palestras, e diversas mobilizações, contra a violência infantojuvenil. A data marca um caso de violência ocorrido em 1973, que chocou o Brasil. A menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família capixaba. Apesar da repercussão, não houve punição para os responsáveis. Há doze anos, um decreto de lei instituiu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

ViraVida Curitiba

A equipe técnica do ViraVida participou do X Seminário Municipal de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescentes em Curitiba. O seminário teve como objetivo proporcionar reflexões e sensibilizar agentes de proteção a crianças e adolescentes sobre a lei menino Bernardo.

No mês de maio a equipe desenvolveu oficinas sobre o tema violência com os alunos do Programa, abordando as diversas formas em que a mesma se manifesta, visando orientá-los e conscientizá-los sobre essa temática.

ViraVida Londrina

A equipe técnica realizou oficinas de sensibilização com os alunos em sala, contando o caso da Araceli e explicando a diferença entre abuso e exploração. Após o final desta sensibilização, eles produziram cartazes para o ato público que aconteceu no dia 16.  No dia 18 a equipe esteve reunida em Santa Cecília do Pavão, para fazer uma ação com a rede local (CRAS, Conselho Tutelar, Escola , Secretaria de Saúde, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) em conjunto com o Sesi Industria e Sociedade. Nessa ação explicamos a origem do dia 18 de maio e também explicamos o trabalho desenvolvido pelo Programa ViraVida. Participação da equipe num debate na Uninorte sobre pedofilia e exploração sexual.

ViraVida Foz do Iguaçu

No dia 17 a psicóloga do Programa ViraVida, Priscila Franch, foi convidada a participar de uma mesa redonda com o tema : exploração sexual comercial e outras violências contra crianças e adolescentes, o evento ocorreu na Praça da Bíblia. No dia 18 os jovens do ViraVida participaram da Caminhada Alusiva ao dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E no dia 20 a equipe apresentou o programa ViraVida, na I Capacitação para o Atendimento à Criança e Adolescente Vitimas de Violência.  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.