Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




UNIDADES DE A A Z21/12/2016

Unidades de A a Z: Telêmaco Borba

A unidade de hoje chegou na cidade de Telêmaco Borba antes mesmo de sua emancipação. Isso é que é uma parceria de longa data, não é mesmo?

Com pouco mais de 50 anos de existência, a Capital Nacional do Papel, abriga a nossa unidade de hoje que desempenha uma função muito importante para a indústria e comunidade locais. Emancipada de Tibagi em março de 1964, as terras de Telêmaco Bora tiveram no a presença de indígenas, jesuítas, tropeiros, bandeirantes, imigrantes e diversos exploradores que contribuíram para o contexto histórico local e regional. Hoje, o município se configura como um dos principais produtores madeireiros do Brasil.

O Sistema Fiep iniciou sua história na região no ano de 1962, por meio do Senai, que ocupava uma área dentro das indústrias Klabin. Isso significa que antes mesmo de Telêmaco Borba tornar-se município, nossa empresa já atuava. Após 31 anos, o Sesi também chegou à cidade, ampliando a oferta de serviços para os trabalhadores e a comunidade. Hoje, a unidade oferece educação profissional (iniciação, qualificação, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação). Abriga também o Instituto Senai de Tecnologia em papel e celulosa, com serviços de pesquisa aplicada, consultorias e serviços metrológicos. Além do Colégio Sesi e serviços de saúde e segurança. Além da Klabin, a unidade atende grandes clientes como Braslumber/Braspine, Arauco, BO Paper e Pisa, nas cidades de Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Manuel Ribas, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

São 112 colaboradores que hoje atuam na unidade para ajudar a fortalecer a indústria paranaense. Dentre eles, está Dario de Souza Filho, que há 28 anos se dedica ao Sistema Fiep e nos contou um pouco dessa história: “Em 1988, entrei no Sistema Fiep como Auxiliar de Serviços Gerais, observando que estava dentro de uma instituição de ensino profissionalizante, que oferece muitas oportunidades a milhões de brasileiros por meio da educação profissional, então decidi me preparar e buscar o meu espaço dentro dessa grande família que é o Sistema Fiep. Foram anos de muita luta e empenho pela busca do conhecimento, porque acredito que a oportunidade cada pessoa deve buscar de forma saudável e, quando aparecer, saber aproveitar da melhor maneira possível, não deixando espaços para obstáculos que possam interferir em nossos sonhos e objetivos de vida. Meu muito obrigado a todos que acreditaram em mim e hoje é com muita satisfação que atuo no Curso Técnico em Papel e Celulose e na Faculdade Senai de Tecnologia.”