Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




UNIDADES DE A A Z13/11/2016

Unidades de A a Z: Rio Branco do Sul

Uma história que já dura 73 anos. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a unidade de Rio Branco do Sul. Vamos lá?

A cidade da nossa unidade de hoje tem o início de sua história ligado ao ciclo do ouro. Em 1790, nascia a Vila de Nossa Senhora do Amparo de Votuverava, ou somente Votuverava, onde diversos povoados se formaram devido à exploração aurífera.  Anos depois, o munícipio passaria a adotar o nome Rio Branco do Sul, como uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, ilustre diplomata brasileiro.

O Sistema Fiep chegou à cidade no ano de 1943, por meio de um parceria com a Votorantim Cimentos, maior fábrica de cimento da América Latina, que há 65 anos atua no local. O objetivo inicial era oferecer formação profissional, realizada pelo Senai, para atender a demanda dos trabalhadores da Votorantim. Até hoje, temos forte parceria com a empresa que nos disponibiliza espaço físico para ações desenvolvidas pelo Sesi, Senai e IEL e atendem toda a comunidade loca, além dos municípios vizinhos de Cerro Azul, Adrianópolis, Itaperuçu, Colombo, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná.

Atualmente, são 52 colaboradores que diariamente se dedicam a atender clientes como Votorantim Cimentos, Kapazi, Kabel, Metalesp, Terra Rica, Pinustan, Fiorese, Caltec, Solofiler, Supremo/Cecil entre outras, oferecendo serviços de segurança e saúde ocupacional; educação em vários níveis como Colégio Sesi e EJA; aprendizagem e qualificação profissional; e consultoria e assessoria. 

Em tantos anos de atuação, a unidade coleciona muitos momentos e projetos marcantes. Dentre eles, o Atleta do Futuro, que atende centenas de adolescentes em Adrianópolis e Rio Branco do Sul e promove formação sócio esportiva para assim contribuir com o desenvolvimento de futuros cidadãos. Dentre muitos colaboradores, alguns há bastante tempo têm ajudado a escrever a história da unidade, como Luciane Rutz de Faria, que em 2000 ingressou no Sistema Fiep na área de saúde ocupacional. “Tenho paixão em fazer parte dessa empresa que tanto admiro e onde me sinto realizada com meu trabalho”, conta Luciane.