Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




UNIDADES DE A A Z14/10/2016 - Atualizado em 17/10/2016

Unidades de A a Z: Paranaguá

A viagem de hoje vai nos levar para a cidade onde a história do nosso estado começou e que há 45 anos conta com serviços do Sistema Fiep. A "Mãe do Paraná" nos espera de braços abertos. Vamos lá?

Para quem gosta de história e belas paisagens, a viagem de hoje é um prato cheio. Chamada incialmente de “Pernagoa” ou “Grande Mar Redondo”, em tupi-guarani, a primeira cidade paranaense começou a ser colonizada pouco tempo depois do descobrimento do Brasil. Já em 1550, a Ilha de Cotinga foi a primeira a receber os colonizadores que vieram em busca do ouro da região.

Pernaguá, Parnaguá e finalmente, Paranaguá, tem sua história ligada a exploração do ouro e às atividades do porto, que hoje é o 2º maior do Brasil o 4° maior porto do mundo. Considerada cidade desde 1648, Paranaguá foi o berço do nosso estado e por isso recebe o carinhoso apelido “Mãe do Paraná“. Justo, não é mesmo?

Em 1880, uma visita ilustre marcou para sempre a história da cidade. Dom Pedro II inaugurou a pedra fundamental que em apenas 5 anos daria origem à Estrada de Ferro, que até hoje é motivo de grande orgulho na engenharia nacional.

Em 1971, a trajetória dessa cidade tão importante para o Paraná cruzou com a história do Sistema Fiep, com o início das atividades do Senai. Nessa época, além de cursos de mecânica geral, mecânica de automóvel e eletricidade nossos alunos faziam o ensino supletivo de 5ª a 8ª séries e Nelson Hubner, hoje conselheiro do Senai Paraná, era instrutor de mecânica geral. O Sesi chegou em 2010 por meio do programa Sesi de Ginástica na Empresa e um ano depois, iniciaram-se as atividades do Colégio Sesi.

Hoje a unidade de Paranaguá atende mais 6 municípios do nosso litoral: Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Guaraqueçaba, uma região que conta com cerca de 250 indústrias, 6.000 trabalhadores e aproximadamente 230.000 habitantes.

Dentre os principais clientes atendidos estão: BRF, RUMO, MOSAIC, FERTIPAR, YARA Brasil, Adubos Atlântico, COAMO, COTRIGUAÇU, FOSPAR, CARGILL, TCP, TECHINT, COONAGRO, INDUSPEL, ANDALI, entre outros que têm a sua disposição serviços como cursos profissionalizantes, educação básica, programas de segurança e saúde, consultorias e assessorias em diversas áreas.

Recentemente, a contemplação no PAC veio para concretizar um sonho antigo. A Unidade receberá um investimento de R$ 7.500.000,00 em futuras instalações e assim poderá, a partir de 2018, passar de 700 para cerca de 1.250 alunos atendidos por dia, abrangendo novas áreas como a de química, manutenção naval e construção civil.

Dentre os atuais 41 colaboradores da Unidade, o Sr. Luiz Cláudio Lovato é o que possui o maior tempo de casa. Ingressou no Sistema Fiep em 1986, como instrutor de aprendizagem e desde 2004 ocupa o cargo de gerente. “O Senai é minha vida, minha segunda família. Concordo com nosso presidente Campagnolo quando ele diz que o Sistema FIEP vende o bem.”, afirma Luiz Cláudio.

Ao término de cada ano, para celebrar os ótimos resultados e os números conquistados com o empenho e da dedicação de toda a equipe, é realizada a tradicional confraternização dos colaboradores e familiares. Com um almoço tipicamente parnanguara (caranguejada), todos se encontram para agradecer as conquistas do ano e reforçar o sentimento de união em torno do objetivo de “vender o bem”, oferecendo a melhor educação profissional e formando cidadãos altamente qualificados para fortalecer nossa indústria e também a sociedade.