Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades de A a Z05/08/2016 - Atualizado em 08/08/2016

GUARAPUAVA

clique para ampliarclique para ampliarFacha da unidade de Guarapuava

Nossa história de hoje tem emoção, aventura, índios e indústrias! Estamos falando de Guarapuava, localizada na região central do Paraná, que tem uma das ocupações mais antigas do Estado. Antes da chegada dos europeus, essas terras do terceiro planalto já eram habitadas por índios caingangues. Os portugueses se estabeleceram ali para fazer a demarcação de território e evitar a perda de posse – tipo de situação delicada gerada pelo tal Tratado de Tordesilhas (quem se lembra das aulas de História?). E havia os índios! Uma expedição portuguesa chegou à região em 1 de dezembro de 1787 e construiu o Fortim Atalaia, que abrigou as primeiras tropas com cerca de 300 famílias. A construção protegeu o pequeno povoado do ataque de índios. Em 1810, os caingangues da região foram vencidos pelas tropas portuguesas e assim o vilarejo cresceu e tornou-se a cidade de Guarapuava.

clique para ampliarclique para ampliarEquipe comemorando os 70 anos do Sesi

A atuação do Sistema Fiep em Guarapuava começou em 1983, quando o Sesi levou ao município suas primeiras ações, ofertadas ainda em instalações cedidas pela prefeitura. No local, o Sesi atendia à comunidade com cursos, atividades de lazer e suas iniciativas de saúde ocupacional. Já o Senai chegou a Guarapuava no ano seguinte, no dia 23 de julho de 1984.

Os segmentos industriais mais fortes na região são o Madeireiro e Papel & Celulose. Para incentivar a produtividade destas e de outras indústrias, o Senai oferece cursos operacionais e de treinamento. E também auxilia nos processos de aprendizagem. “Abrimos recentemente o processo seletivo de aprendizes para uma indústria e em pouco tempo tivemos mais de mil inscritos, um número que impressionou a todos”, conta Noeli Campos, uma das colaboradoras mais antigas da unidade.

clique para ampliarclique para ampliarEquipe caracterizada de caipira para uma festa junina

Em 27 de dezembro de 1988, o Sistema Fiep foi ganhou sede própria - que foi ampliada recentemente, em 2015. A nova estrutura permitiu o crescimento do Colégio Sesi Ensino Médio em Guarapuava, hoje com um total de 235 alunos. O Colégio Sesi está instalado no município desde 2006, quando começou com uma turma de 16 alunos. Além disso, o Sesi também oferece na unidade a Educação Infantil, que conta atualmente com 52 alunos.

Além das novas salas de aula, a parte inaugurada em 2015 tem também um laboratório de informática, com 30 computadores, e permitiu a realização de uma Ação Global - evento promovido pelo Sesi no Paraná em parceria com a Rede Globo, que oferece gratuitamente diversas ações para a comunidade. O mutirão de cidadania reuniu 334 voluntários, 38 parceiros e realizou 10.400 atendimentos.

clique para ampliarclique para ampliarCachoeira de São Francisco

“Atualmente, atendemos em nossa unidade 179 empresas e aproximadamente 7.500 colaboradores na área de Saúde e Segurança do Trabalho”, conta a analista administrativo-financeira Simone Klipe, que começou a trabalhar na unidade há 6 anos, como estagiária. “Gosto muito de saber que trabalho em um lugar tão comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade”, contou Simone ao Nosso Sistema. Atualmente, a unidade tem cerca de 60 colaboradores.

Você deve estar se perguntando onde ficou a parte da aventura, prometida no começo deste texto. A aventura, em Guarapuava, também atende pelo nome de Salto São Francisco, maior queda d´água do sul do Brasil, com 196 metros. (Não tinha como a gente não falar disso, né?).

COMENTÁRIOS

shubham - Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 - 03:19:28 - meerut/RJ

we can work here with more efficiency remember passwords then now do not think more here and get the best work for you project by the help of this site.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.