Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FIEP, SESI, SENAI, IEL22/07/2016 - Atualizado em 25/07/2016

Unidades de A a Z

Foz do Iguaçu
clique para ampliarclique para ampliarBloco da unidade de Foz do Iguaçu inaugurado em 2010.

Foz do Iguaçu, a “Terra das Cataratas”, é conhecida como um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, e recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Localizada no extremo oeste do Paraná, na divisa do Brasil com Argentina e Paraguai, a cidade possui uma grande diversidade cultural pelo número de nacionalidades e grupos étnicos que residem ali. A construção da hidrelétrica de Itaipu, na década de 70, foi um marco histórico para o desenvolvimento da cidade. E você, leitor, já conhece a nossa frase né? Se tem desenvolvimento, tem Sistema Fiep! O Senai chegou primeiro, com a missão de capacitar os trabalhadores da construção da usina hidrelétrica de Itaipu. Neste período foram mais de 20 mil pessoas formadas pelo Senai!

clique para ampliarclique para ampliarMostra de Arte no prédio Marumbi em 1992.

Hoje, para atender o turismo forte na cidade - 6ª maior rede hoteleira do Brasil - o Senai tem cursos na área de manutenção para hotéis. Além disso, sua oferta está baseada em Cursos Técnicos, Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional, Organização e aplicação de testes seletivos para empresas, Consultoria na área de Gestão, Iniciação Profissional e Aprendizagem. Por estar em uma região de fronteira, os cursos técnicos do Senai também chamam a atenção de trabalhadores de outros países, sobretudo do Paraguai. “Com a lei Maquila – que prevê benefícios para indústrias que se instalem no país vizinho – houve um aumento de paraguaios entre os frequentadores dos cursos”, conta Antonio de Albuquerque Junior, que trabalha na área de Relações com o Mercado da unidade.

O Sesi chegou a Foz em 1992, no bairro São Francisco, na época com foco nas áreas de lazer, educação (com a educação infantil e o curso de datilografia) e na saúde (com odontologia por meio de unidade fixa e unidade móvel).

clique para ampliarclique para ampliarEquipe da unidade comemorando o aniversário de 70 anos do Sesi.

Atualmente, o Sesi também atende Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e o Programa Vira Vida – que no Paraná, além de Foz, está presente apenas em Curitiba e Londrina. Em Foz do Iguaçu, o projeto foi levado a partir de uma parceria do Sesi com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional.

clique para ampliarclique para ampliarGinástica laboral desenvolvida pela equipe do Sesi na Itaipu.

Jaqueline da Silva trabalha na unidade desde 2008. Quando começou, tinha apenas 18 anos e estava à procura de sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Começou como estagiária e hoje, formada em Ciências Contábeis, trabalha com a parte administrativa. “Quando comecei meu estágio aqui, não imaginava que oito anos mais tarde eu ainda estaria trabalhando na unidade e com a mesma empolgação. Nunca houve monotonia em meu trabalho, pelo dinamismo e pela evolução permanentes. Estou sempre aprendendo algo”, diz feliz.

Na próxima semana, vamos contar a história da unidade de Francisco Beltrão. Não perca!

                              

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.