Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep Sesi Senai IEL01/07/2016 - Atualizado em 04/07/2016

Unidades de A a Z

Curitiba - CIC
clique para ampliarclique para ampliarConstrução da unidade CIC em 1976. 

Na década de 70 nascia o principal polo industrial do Estado do Paraná, a Cidade Industrial de Curitiba, conhecida como CIC. E, se tem indústria, tem Sistema Fiep. A unidade CIC nasceu da união entre três núcleos de atendimento: o Senai Centro de Formação Profissional (CFP, 1976), a Escola Técnica de Saneamento (1986), e o Sesi CIC.

clique para ampliarclique para ampliarSede atual da CIC.

E a vocação forte de sustentabilidade está presente nesta unidade desde este período anterior à fusão. A Escola Técnica de Saneamento foi criada em Curitiba para treinar e capacitar profissionais da área de saneamento de todo o Brasil. A Sanepar apontou a necessidade para seus trabalhadores e o Senai prontamente atendeu à demanda – chamando a atenção de outras empresas de saneamento de todo o país.

clique para ampliarclique para ampliarA Casa Sustentável - projeto que oferece soluções inovadoras em sustentabilidade para a indústria. 

Ainda hoje a questão ambiental é um dos temas que compõem a essência desta unidade, que oferece diversas ações e possui núcleos focados no Meio Ambiente e na Sustentabilidade, como o Mestrado em Meio Ambiente (uma parceria com a Universidade Federal do Paraná e a universidade de Stuttgart, na Alemanha), a Casa Sustentável (um showroom de soluções sustentáveis na Construção Civil e também a sede das consultorias ofertadas pela unidade), o Instituto Senai de Tecnologia de Química e Meio Ambiente e um laboratório de pesquisa com mais de 20 anos de atuação e mais de 200 parâmetros referenciados pelo Inmetro, que hoje oferece atendimento a todo o país.

A unidade CIC também é reconhecida por centralizar todos os atendimentos de Curitiba para a área de Segurança e Saúde para a indústria. Cerca de duas mil pessoas passam por lá durante o mês somente para receber este tipo de serviço. “Temos esse mesmo número de atendimentos in company, além dos serviços odontológicos por meio do cartão Viva +”, explica Almir Schenfeld, gerente da unidade.

Na CIC, os colaboradores orgulham-se pelo envolvimento com a WorldSkills. Neste ano, a partir de 18 de julho, a unidade vai representar o Paraná em nove modalidades da competição. Saiba mais sobre este tema no box publicado no final da matéria.

clique para ampliarclique para
                                          ampliarParte dos colaboradores da unidade durante a campanha #transformeobrasil

Com tantos grupos, tão diferentes, os gestores do clima têm bastante espaço para atuar ao longo do ano. Uma das principais ações que desenvolvem é a festa de confraternização anual, realizada em outubro em virtude do dia dos professores. “Aqui, nenhuma data comemorativa é passada em branco – dia das mães, dos pais, das mulheres, das crianças... Gostamos de reconhecer o valor de cada um”, conta Almir. A próxima festa será um grande arraiá julino, que deverá promover a integração entre todos os colaboradores.

A unidade em números:

  • Cerca de 300 colaboradores – 92 do Sesi e outros 203 do Senai;
  • O Senai possui 3 mil alunos e o Sesi soma mais mil;
  • Vai representar 9 modalidades na etapa nacional da WorldSkills, das 14 modalidades que oferta;
  • Em 2011 ganhou a única medalha de Ouro do Paraná em uma WS, com a participação do aluno Gabriel D’Espíndula, na categoria Eletrônica;
  • Resultado de uma parceria de 40 anos com a Bosch e de 16 anos com a Denso, as turmas de aprendizagem apresentarão em breve um protótipo de um carro elétrico, desenvolvido pelos próprios alunos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.