Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FIEP SESI SENAI IEL27/05/2016 - Atualizado em 30/05/2016

Unidades de A a Z

Cascavel
clique para ampliarclique para
                                          ampliarFachada da unidade de Cascavel. 

Cascavel, cidade que dá continuidade às nossas descobertas aqui no Sistema Fiep, apesar de jovem – apenas 63 anos – já é considerada a Capital do Oeste do Paraná e é um dos maiores polos econômicos da região sul do Brasil.

Ao longo de quase quatro décadas, o Sistema Fiep promoveu muitas mudanças na cidade. Antes, a economia do município era baseada exclusivamente na produção agrícola e, após a chegada de Sesi e Senai – em 1977 – Cascavel conheceu outras formas de crescer e gerar empregos.

clique para ampliarclique para ampliarDireto do túnel do tempo: participação de um carro do Sistema Fiep no desfile de 7 de Setembro de 1977.

Lá nos anos 70, quando a unidade foi inaugurada, o Senai oferecia três cursos de qualificação profissional: Mecânica a Diesel, Mecânica Industrial e Eletricidade. Mas para atender às demandas das grandes empresas que ali surgiram – como a Itaipu Binacional, a fabricante de ônibus Mascarello, as cooperativas Coopavel e Copacol – o Senai passou a oferecer os cursos técnicos profissionalizantes em 1997 e, desde 2012, oferece também dois cursos de graduação (Tecnólogo em Manutenção Industrial e Gestão de Produção) além de pós graduação, consultorias e laboratórios de ensaios. 

clique para ampliarclique para ampliarDilson Ledur, coordenador de educação do Senai. 

Dilson Antônio Ledur é coordenador de Educação do Senai, e contou pro Nosso Sistema: “Em 16 anos de Senai em Cascavel, é muito gratificante ir a uma indústria que atendemos e encontrar lá ex-alunos que construíram suas carreiras nesse setor graças aos cursos que nós oferecemos”. 

 

 

 

O Sesi também tem importância fundamental na cidade. Com mais de 320 alunos entre Colégio Sesi e Sesi Internacional, a unidade já atendeu mais de 300 alunos através da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e é referência entre os sindicatos da região, atendendo às indústrias pelos programas de Segurança e Saúde. Oferece também os cursos de Cipa e treinamentos nas Normas Regulamentadoras (NRs).

clique para ampliarclique para ampliarValdenice Pabis, há 26 anos no Sistema Fiep.

A Valdenice Pabis é coordenadora Administrativa Financeira da unidade, trabalha no Sistema há 26 anos e conta que a grande demanda de Cascavel é atendida pelo time de 120 funcionários.

 

 

 

 

 

clique para ampliarclique para ampliarParte da equipe de Cascavel - não é nem metade dos 120 colaboradores!!!

“Uma facilidade é ter todas as casas do Sistema juntas, pois o trabalho torna-se integrado. Equipes se auxiliam, dividimos os recursos, compartilhamos informações e a sinergia acontece”, e ainda completa: “Um aluno atendido pelo Sesi aqui em Cascavel, com certeza se tornará um aluno de cursos do Senai e vai ter as melhores oportunidades na indústria através do IEL!”

clique para ampliarclique para ampliarComemoração do dia dos pais na unidade. 
clique para ampliarclique para ampliarComemoração do dia das mães na unidade.

COMENTÁRIOS

Nosso Sistema - Quinta-feira, 02 de Junho de 2016 - 15:33:10 - Curitiba/PR

Também temos um carinho especial por essa sessão, Silvana. Ficamos felizes por termos trazido à tona boas lembranças.
E o que nos diz dessa foto histórica? Muito bom recordar!
Abraços.

Silvana Mara Bernardi Rizotto - Quarta-feira, 01 de Junho de 2016 - 15:12:13 - Quatro Barras/PR

SENAI Cascavel, unidade onde iniciei minha carreira profissional, aprendi muito e sou muito grata a todas as pessoas que conheci e que me ajudaram. Parabéns e muito obrigada!
Orgulho de também fazer parte desta História!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.