Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep Sesi Senai IEL15/04/2016 - Atualizado em 18/04/2016

Unidades de A a Z

Bocaiúva do Sul
clique para ampliarclique para ampliarUnidade de Bocaiúva. 

Bocaiúva do Sul dá sequência à nossa jornada pelas unidades do Sistema. Na cidade localizada na região metropolitana de Curitiba, estamos representados pelo Sesi e Senai. Bocaiúva tem apenas 12 mil habitantes e um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. O Sistema Fiep chegou à cidade com o propósito de levar formação e melhores condições de crescimento à indústria local, que tem no setor madeireiro sua principal força.

Inaugurada em agosto de 2009, a unidade é um ponto de referência para a divulgação de todos os serviços do Sistema Fiep e foi criada para atender à comunidade local, que carecia de educação de qualidade para seus moradores. E assim nascia mais um ponto de ensino e formação profissional no Paraná, com uma turma de 30 alunos do Colégio Sesi. Em 2011, a turma já quase dobrou seu tamanho e passou a ter 50 alunos - alguns subsidiados pela prefeitura e por uma parceria com a indústria Eldorado Export Madeiras. Em 2012, após receber obras de ampliação, a unidade pode atender mais alunos e hoje já são 95 jovens.

Eliane Ritter, gerente da unidade, conta que há um trabalho intenso com a equipe de 15 colaboradores. Ela diz que o desafio maior está na gestão de pessoas que atuam em Bocaiúva e Rio Branco do Sul, cidade vizinha, responsável pela oferta de outros serviços do Sistema. Para a gerente, o trabalho é recompensado quando vê bons resultados no avanço educacional de cada estudante. “O Colégio Sesi é a única opção de ensino particular na cidade. Os alunos começam a frequentar as aulas muito carentes de um ensino de qualidade e a gente percebe que são aplicados e interessados. Mas já tivemos também filhos de industriais da cidade, que poderiam estudar em outros municípios, mas que optaram por ter a base de sua formação aqui e que conseguiram consolidar suas carreiras até mesmo fora do país, o que nos orgulha muito.” 

A pedagoga do colégio, Eliana Ribeiro, trabalha há um ano e 4 meses no Sistema e considera um privilégio a oportunidade profissional de estar no Colégio Sesi de Bocaiúva do Sul. “A nossa metodologia é apaixonante e percebe-se claramente o ganho intelectual que as oficinas proporcionam. Alunos que sabem se relacionar, estabelecer conexões entre o que está sendo aprendido com o que acontece no mundo, autodidatas, críticos, enfim, pessoas preparadas para vida e para o mercado de trabalho. É um prazer viajar 40 quilômetros todos os dias para esta pequena cidade, onde fica esta instituição educacional valorosa e inovadora.”

clique para ampliarclique para ampliarMomento coletivo com professores, representantes dos alunos e do programa União faz a Vida. 

Muitos projetos sociais são realizados pelos alunos do colégio em prol da comunidade. Um dos exemplos é o “União faz a Vida”, que conta com a parceria da financiadora Sicredi. Esta parceria busca melhorias na realidade local, por meio da participação ativa de alunos nas ações de transformação propostas pelo projeto. Bocaiúva do Sul apresenta problemas urbanos como ausência de saneamento básico, falta de um plano diretor, ocupações irregulares, vias de circulação precárias, entre outros.  Esse convênio possibilitou uma expedição investigativa, onde os alunos diagnosticaram alguns desses problemas propondo, ao final, intervenções junto à Câmara Municipal que trouxeram qualidade de vida dos moradores.

clique para ampliarclique para ampliarAlunos de Bocaiúva manifestando-se no movimento #transformeobrasil na última quarta-feira (13).
clique para ampliarclique para ampliarColaboradores da unidade: Eliana Gonsalves Da Silva Ribeiro – Pedagoga, Ketrin Ferreira Straube – Secretária, Kellen Pricila Dos Santos Cochinski - Língua Portuguesa, Israel Pasqualini Da Silva – Professor de Física. 

 

Gostou da história de Bocaiúva? Em breve será a vez da sua unidade! 
Compartilhe no Yammer!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.