Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep Sesi Senai IEL01/04/2016 - Atualizado em 04/04/2016

UNIDADES DE A a Z

Assaí
clique para ampliarclique para ampliarUnidade de Assaí.

A cidade da unidade que vamos conhecer nesta semana significa, em japonês, “sol nascente”. Assaí, localizada no norte do Paraná, tem cerca de 16 mil habitantes e aproximadamente 12% de sua população formada por japoneses e descendentes. Torna-se assim – proporcionalmente – a cidade brasileira com o maior número de nipônicos.

Os orientais são conhecidos por sua cultura de muita ordem e educação. Esse jeito de ser ficou marcado na cultura da simpática Assaí e, por esse motivo, o colégio Sesi instalado na cidade é constantemente procurado, não só pelos japoneses, mas por toda a comunidade da microrregião. Não é à toa que o colégio ganhou do Núcleo Regional de Educação, em 2015, um prêmio de Melhor Resultado do Enem da Microrregião de Assaí e 5º lugar geral da região. 

O Colégio Sesi existe desde 2010 na cidade, começou pequeno, com apenas 16 alunos e hoje atende a 120. Recentemente, as cooperativas instaladas na região também se atentaram para a importância do desenvolvimento educacional e procuraram o Sesi para ofertar o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e o Senai para cursos de qualificação.

Falando em Senai, a casa é novinha! Foi inaugurada em agosto de 2013.

clique para ampliarclique para ampliarGrupo de Assaí apresentou danças orientais ao presidente da Fiep e a empresários do Japão, em jantar em Curtiba 

Durante a inauguração houve até apresentação artística de dança oriental, especialidade da cidade. O grupo fez tanto sucesso que foi convidado pelo gabinete da Fiep a se apresentar em Curitiba, para uma comitiva de empresários japoneses.

 

O Senai possui 4 colaboradores, oferta 4 cursos de qualificação e outros 3 em habilitações tecnológicas, atende Assaí e as cidades vizinhas e conta com a parceria de uma grande indústria da região: a Jumbo Mec. indústria metalúrgica. O professor Fábio Wilker destaca que, apesar da cidade ser pequena, o trabalho é grande e a dedicação também.

Elizandra Estefanuto, gerente de Assaí, está à frente da unidade há apenas 3 meses mas já sentiu que tem um time muito focado e eficiente. Ela conta que a equipe pequena cria grandes oportunidades de convivência e troca. “Independentemente da especialidade do colaborador, estamos todos unidos pelo desenvolvimento e focados nos negócios, assim, acabamos aprendendo uns com os outros”, conta.

clique para ampliarclique para ampliarCibelli Ávila é a colaborada que trabalha há mais tempo na unidade.

Cibelli Ávila, a colaboradora mais antiga da unidade, é coordenadora do Colégio Sesi e afirma que que fica difícil resumir o bom trabalho da equipe. Ela conta, orgulhosa, que os colaboradores e os alunos publicam em suas redes sociais que o colégio na verdade é a “família Sesi” e que a união torna o trabalho muito mais prazeroso. “Nossas oficinas do colégio são revertidas em projetos de intervenção para a comunidade e isso faz com que os alunos se tornem agentes de transformação na cidade”, explica, realizada com o resultado da atuação de toda a equipe.

clique para ampliarclique para ampliarEquipe Sesi Assaí.

Não perca na próxima semana mais uma história sobre nossas unidades.

Até lá!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.