Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep Sesi Senai IEL24/03/2016 - Atualizado em 28/03/2016

UNIDADES DE A a Z

Senai Araucária
clique para ampliarclique para ampliarSenai de Araucária 

Araucária concentra um dos principais polos da indústria metalmecânica do Paraná e, de acordo com o site Wikipedia, o município da RMC tem o segundo maior polo fabril do Estado. Entre as empresas de peso instaladas na região, estão a Refinaria da Petrobrás Presidente Getúlio Vargas (Repar), A Novozymes, CSN Paraná, Gelopar e Berneck – para citarmos apenas algumas. E a cidade não conseguia atender às demandas por tantas vagas técnicas. Foi quando a prefeitura percebeu que precisava oferecer capacitação para que houvesse empregos para seus moradores e trabalhadores para as indústrias. E assim nascia o Senai Araucária, com apenas 12 colaboradores. O ano era 2006.

Durante o contrato exclusivo com a prefeitura, a unidade oferecia quatro cursos de qualificação, todos na área da indústria metalmecânica.Com o tempo, novos parceiros foram surgindo e a demanda de cursos aumentando. Mas foi com a Repar que a unidade teve um divisor de águas. O contrato com a refinaria rendeu ao Senai Araucária mais de 40 mil matrículas e reconhecimento nacional, como unidade recordista em oferta de vagas no Brasil. “Foi uma super conquista, que nos possibilitou crescimento, e que nos orgulha até hoje”, comentou Daniele Almeida, colaboradora mais antiga da unidade.

clique para ampliarclique para ampliarDaniele Almeida, do RH de Araucária.

Analista do RH da cidade, ela conta que a integração da equipe fortalece os bons resultados. “Um diferencial muito grande nosso são as reuniões gerais que acontecem uma vez por mês. A unidade fecha, todos se reúnem e discutimos novas ideias, feedbacks, sugestões para mudança, estabelecemos nossas metas. No final, saímos sempre renovados e com novos desafios muito bem traçados”.

Fabricio Lopes entrou no Sistema em 2002, foi aprendiz, estagiário, trainee, coordenador e finalmente em 2014 tornou-se gerente do Senai Araucária. Ele destaca que entre os diferenciais da unidade está a expertise nos cursos de aperfeiçoamento de NR-33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) e NR-35 (Trabalho em Altura). As NRs, para quem não conhece, são as Normas Regulamentadoras, que servem como diretrizes de segurança para algumas práticas na indústria.

clique para ampliarclique para ampliarAcima: Carreta simuladora de espaço confinado. Abaixo: torre de simulação em altura.

“Recebemos a doação de uma carreta inutilizada e os próprios professores mecânicos, em conjunto com os técnicos de segurança, adaptaram, reformaram e transformaram o caminhão em um simulador de espaço confinado. Hoje, a unidade móvel é referência no Sistema”, conta orgulhoso.

Atualmente, o Senai de Araucária conta com um time de 27 colaboradores e uma vontade permanente de oferecer o melhor para a região. “A unidade está buscando crescer cada vez mais, com uma equipe empenhada, aderindo à novas tecnologias e, principalmente a novos serviços de STI. Temos a certeza que de em breve todo o Sistema ainda vai ouvir falar de nós, de novo”, finaliza o gerente, sem querer adiantar as novidades.

clique para ampliarclique para ampliarEquipe reunida, em fotos produzidas especialmente para o NS! 
clique para ampliarclique para ampliarChefes das equipes de segurança do trabalho durante o campeonato da Worldskills 

 

 

 

 

 

 

Gostou da história do Senai de Araucária? Então conte pra gente no Yammer, marcando o perfil Nosso Sistema, ou mande um e-mail. Queremos sua opinião! Até a próxima edição!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.