Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fiep Sesi Senai IEL11/03/2016 - Atualizado em 16/03/2016

Unidades de A a Z

Arapongas
clique para ampliarclique para ampliarSenai Arapongas 

Na semana passada, apresentamos algumas curiosidades sobre a unidade Sesi de Arapongas. E hoje, vamos levar você para conhecer o Senai da cidade, conhecido por sua parceria e excelência no atendimento ao setor moveleiro, que tem em Arapongas seu principal polo estadual.  É lá que fica o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Madeira e Mobiliário, inaugurado há exatamente um ano! Mas o que a boa parte do Sistema não conhece é o lindo trabalho de gestão de pessoas desenvolvido neste Senai.

A unidade começou a atuar como um Núcleo de Assistência a Empresas, em 1995. Em 2003, o setor industrial moveleiro local se mobilizou para ter na cidade um Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário. Com apoio do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e do Ministério de Educação e Cultura (MEC) o Senai passou a ser o responsável pela formação técnica no setor na cidade.

Foram anos de trabalho integrado, até que a unidade se tornasse um referencial para o mercado madeireiro no Estado. Com a vocação da cidade, apoiada pelo trabalho do Senai, nada mais natural que o IST de Madeira e Mobiliário fosse inaugurado ali. O gerente da unidade, Nilson Violato, conta que a chegada do Instituto foi um divisor de águas. “Deixamos de ser apenas formadores de mão de obra, para passarmos também a atuar na oferta de tecnologia para este setor”, explicou.

Com uma estrutura de ponta, o IST é procurado por grandes empresas principalmente por conta do laboratório de inspeção de qualidade, onde os resultados apontam soluções de inovação. “Muito mais que consultores, atuamos como parceiros dos grandes industriais” disse Nilson.

clique para ampliarclique para ampliarDo final para o começo: Paulo, Tania, Geraldo, Juraci, Devair, João H., Wesley, Daniela, Deise, Maria, Joseja, Allan, Juliano, Renata G., Emerson, Lelitania, Rafael, Nilson, Maria D., Rosane, Renata S., Amanda e Eduardo. 

Atualmente, o time conta com 26 pessoas, divididas – em sua maioria – entre engenheiros, designers e professores. E o Violato explica que lá, todo mundo coloca a mão na massa! As mulheres também foram treinadas para operar com maquinário – trabalho geralmente reservado aos homens. Aliás, o gerente – que é diretor de teatro e pedagogo de formação – faz questão de valorizar cada pessoa da equipe, respeitando as diferenças e a liberdade de expressão.

Juliano Andrade, 20 anos, trabalha no Sistema há pouco mais de um ano. Ele conta que desde criança se identificava como do sexo masculino e desde seu ensino médio no Colégio Sesi, foi respeitado e tratado a partir de sua escolha. Quando se tornou aluno de qualificação profissional do Senai, ele solicitou também o uso de seu nome social. O pedido foi aceito com bastante naturalidade por todos da equipe, o que fez com que ele se sentisse à vontade. “Descobri que havia achado meu lugar e que me sentiria feliz se conseguisse trabalhar ali”, contou. Quando surgiu uma vaga para o almoxarifado, ele se candidatou e conseguiu sua colocação. Hoje Juliano é um funcionário que se sente realizado por estar em um lugar onde é respeitado e aceito como é.

Gostou da história do Senai Arapongas? Então conta pra gente no nossosistema@fiepr.org.br, ou conte a história de sua unidade e poste no Yammer, marcando o Nosso Sistema. Na próxima edição, vamos conhecer um pouco mais sobre a unidade de Araucária.

 

clique para ampliarclique para ampliarNo Maio amarelo: Nancy, Jorge, Tatiane, Claudia, Luiza, Rosane, Eduardo, Leilitania e Amanda B. 
clique para ampliarclique para ampliarNo Outubro Rosa de Arapongas: Nancy, Amanda Oliai, Tika, Daniela, Maria V., Fabiane, Allan, Bruna, Nilson, Maikro, Vinicius, Sinara, Rafaela, Elenie, Nilde, Claudio, Amanda A., Fernanda, Claudio C., Carolina, Camila, Renata S., Luciana, Katia, Devair e Eduardo. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.