Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Equidade de gênero e raça30/06/2015 - Atualizado em 01/07/2015

Sistema Fiep recebe visita da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal

clique para ampliarclique para ampliarSimone Schaffer, ao centro de vermelho, conheceu as ações do Sistema Fiep (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep recebeu, na última quinta-feira (25), a visita de monitoramento da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, uma importante etapa para a conquista do Selo Pró Equidade de Gênero e Raça em sua 5ª edição. Dessa vez, a própria Coordenadora Geral de Autonomia Econômica das Mulheres, Simone Schaffer, veio conferir as ações que já foram realizadas e as que estão em andamento. “O Sistema Fiep tem uma participação importante na ampliação da participação das empresas paranaenses, apresentando inclusive a sua experiência positiva como sendo um atrativo para as indústrias aderirem às próximas edições”, disse Simone Schaffer.

O Sistema Fiep é signatário do Selo desde 2009 e ao fazer a adesão, compromete-se com a implementação de ações em oito dimensões relacionadas à gestão de pessoas e à cultura organizacional para a promoção de ações a favor da equidade na organização. Ao cumprir 70% das metas pactuadas com o Governo Federal, as organizações conquistam o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. “É importante estarmos alinhados à proposta da Secretaria e termos esse exemplo dentro de casa, já que servimos de espelho para as indústrias”, destacou Ovaldir Nardin, superintendente corporativo do Sistema Fiep. “A sociedade precisa de movimentos como esse para haver reflexões, orientações, exemplos e uma construção de ideias sobre o tema e todo o Sistema Fiep está comprometido com essa causa”, disse José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL. Representantes da Fiep, do Senai e do IEL,que integram o Comitê Técnico de Equidade de Gênero e Raça, também participaram da apresentação.

“Por estarmos na 5ª edição, já temos toda uma história de conquistas internas e já conseguimos ver alguns resultados na prática do nosso trabalho no dia a dia da organização”, explica Daviane Chemin, gerente corporativa de RH. No encontro foram apresentadas as ações sistêmicas que estão sendo implementadas em todo o Sistema Fiep de 2014 a 2015, e também as ações inovadoras realizadas pelo Sesi, Senai e IEL sobre o tema.

Com relação às ações sistêmicas, destacam-se a capacitação de lideranças e orientação de equipes nas unidades e áreas sobre temas relacionados à diversidade no ambiente de trabalho; a elaboração da Política de Valorização da Diversidade e do Programa de Prevenção ao Assédio; a elaboração de uma diretriz para que pais e mães possam acompanhar familiares em situações especiais de saúdes e doenças graves; o desenvolvimento de um plano de comunicação e de critérios de comunicação para a diversidade. Com relação às ações inovadoras, o Sesi assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres, (WEP’s), da ONU. Já o Senai realizou uma capacitação sobre diversidade e educação para equipes pedagógicas de todo o Paraná com o especialista em direitos humanos LGBT, Toni Reis. O IEL está desenvolvendo um programa de estágio para jovens negros, o primeiro deste tipo no Sistema S em todo o país.

Conquistas

clique para ampliarclique para ampliarComitê técnico do Programa de Equidade de Gênero e Raça do Sistema Fiep

Nas edições anteriores, as principais ações realizadas foram: sensibilização de equipes sobre o tema; implantação de estacionamento especial para colaboradoras em período de gestação na Sede; adequação das nomenclaturas de cargos e cuidado na comunicação não-sexista, em especial nas ações de recursos humanos; criação da Sala de Apoio à Amamentação na Sede; realização de campanhas de prevenção específicas de doenças que incidem em mulheres e homens (Agosto Azul, Outubro Rosa) e campanhas de sensibilização para a prevenção da violência contra a mulher.

Desde o início deste trabalho foram conquistados avanços importantes. No entanto, ainda há o desafio de aprofundar as práticas e ampliá-las para todas as unidades e públicos, de modo a tornar a equidade um valor transversal a todos os processos do Sistema Fiep.

Na oportunidade, foi lançada a página do programa: www.sistemafiepr.org.br/equidade 

Outras informações na intranet  ou pelo e-mail: equidade@fiepr.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.