Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Amamentar e trabalhar04/08/2015

Sistema Fiep apoia a Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Neste ano o tema é: "Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de todos". Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 34% das mães de bebês com menos de um ano e que trabalham fora de casa não amamentam mais a criança. Já entre as mães que não trabalham fora, esse índice é menor, 19%.

Para estimular a continuidade da amamentação ao voltar ao trabalho, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram em 2010 uma nota técnica com orientações para as empresas instalarem salas de apoio à amamentação. As salas são espaços dentro da empresa onde a mulher pode, com conforto, privacidade e segurança, esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho.

Na Sede, em Curitiba, a Sala de Apoio a Amamentação foi implantada em 2013 como uma ação do Programa de Equidade de Gênero e Raça. Por meio dessa iniciativa, as colaboradoras encontram apoio para manter o aleitamento materno pelo prazo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de dois anos. “A sala proporciona segurança, no retorno da licença maternidade, pois podemos coletar e armazenar o leite de forma tranquila e, assim, manter o aleitamento materno pelo tempo desejado”, explica Andressa Nunes Da Silva Sabatke, da Gerência Corporativa de RH e que faz uso da sala.

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até dois anos de idade, permite que o bebê continue recebendo o leite materno, que possui anticorpos que previnem doenças. Com isso, há uma redução significativa da mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia. Além disso, amamentar promove o vínculo afetivo entre mãe e filho, fato que favorece o desenvolvimento emocional da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas. Os benefícios para a mãe incluem a prevenção de câncer de mama e de ovário e o favorecimento da perda de peso após a gestação.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno também incentiva a doação de leite materno. Em Curitiba a doação pode ser feita no Banco de Leite do Hospital Evangélico na Al. Augusto Stellfeld – 1908, no Bigorrilho, ou nas Unidades Municipais de Saúde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.