Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Relações internacionais10/11/2014

Sistema Fiep amplia cooperação com Baden-Württemberg

clique para ampliarclique para ampliarNils Schmid e Edson Campagnolo assinam o novo convênio de cooperação entre Baden-Württemberg e Sistema Fiep

O Sistema Fiep assinou na última semana um convênio que amplia a cooperação mútua entre a entidade e o estado alemão de Baden-Württemberg. O acordo possibilita que além do Senai, que já mantém parcerias com a região alemã há mais de 20 anos, também a Fiep, o Sesi e o IEL no Paraná possam se valer da mesma experiência.

O novo convênio foi firmado na cidade de Stuttgart, capital de Baden-Württemberg, pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o vice-governador do estado alemão, Nils Schmid, que acumula o cargo de ministro das Finanças e Economia da região. “O Senai já mantém uma parceria frutífera com Baden-Württemberg, que trouxe resultados expressivos principalmente na atuação da instituição nas áreas de meio ambiente e madeira e mobiliário. Agora, a ampliação deste convênio permite que Fiep, Sesi e IEL também possam usufruir da expertise alemã para aprimorar os produtos e serviços que oferecem para a indústria paranaense, além de ampliar o relacionamento entre empresas dos dois países”, disse Campagnolo.

O documento estabelece que os signatários devem promover cooperação nos setores de economia, formação profissional, educação executiva e transferência de tecnologia e de conhecimento. O convênio reforça ainda o objetivo de que a parceria amplie a relação entre empresas, organizações econômicas, arranjos produtivos locais e instituições de formação profissional de Baden-Württemberg e do Paraná.

Entre ações concretas previstas no convênio está a realização de visitas mútuas de delegações empresariais. Ele também prevê eventos de formação continuada sobre temas inovadores em setores considerados prioritários: meio ambiente, energia, madeira e móveis, alimentos e bebidas, celulose e papel, construção civil, eletroquímica, metalmecânica, tecnologia da informação e saúde e segurança do trabalhador. A parceria também estabelece o intercâmbio de peritos e estagiários e consultorias prestadas à Fiep, Sesi, Senai e IEL no Paraná por representantes de Baden-Württemberg.

GlobalConnect

A assinatura do convênio ocorreu durante o GlobalConnect, fórum de exportação e internacionalização realizado anualmente em Stuttgart. No evento, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e a gerente dos Observatório Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, apresentaram a palestra “Paraná, o melhor caminho para o mercado brasileiro”. O objetivo foi mostrar a empresários e investidores alemães as características e as possibilidades de negócios existentes no Estado.

No mesmo sentido, Campagnolo também foi convidado a apresentar uma palestra na 16ª Jornada de Fornecedores da Indústria Automobilística de Baden-Württemberg. Também realizada uma vez ao ano, a jornada debate a evolução da indústria automobilística, abordando temas relativos à produção, tecnologia e mercado global. O presidente do Sistema Fiep fez um relato sobre o a indústria automotiva paranaense, ressaltando que é um dos principais polos do setor no Brasil. Destacou, especialmente, a localização estratégica do Paraná para empresas que querem atingir não apenas o mercado brasileiro, mas da América do Sul. A intenção foi fazer com que fornecedores e alemães do segmento estudem novos investimentos no Estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.