Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Foco na indústria03/06/2014

Sistema e UTFPR firmam convênio para alavancar pesquisa

clique para ampliar>clique para ampliarO gerente de Operações do Senai, Jorge Jacon, a gerente de Projetos e Articulações Estratégicas e Inovação Social do Sesi, Maria Cristhina Rocha, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli e o presidente Edson Campagnolo, durante a assinatura do convênio (Foto: Gilson Abreu)

O Sistema Fiep assinou na última sexta-feira (30) um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O principal objetivo da parceria é estreitar o relacionamento entre indústrias paranaenses e a instituição de ensino, especialmente para que as empresas possam aproveitar a estrutura e pesquisas desenvolvidas dentro da UTFPR. Após a assinatura do convênio, o presidente Edson Campagnolo visitou laboratórios do campus central da universidade, em Curitiba, e conheceu alguns projetos já desenvolvidos em parcerias entre a instituição e indústrias.

O convênio assinado nesta sexta é fruto de um amplo processo de aproximação do Sistema Fiep com instituições de ciência e tecnologia públicas e privadas, iniciado em setembro de 2013, quando foi lançado o Campus da Indústria. Na ocasião, o Sistema Fiep e oito instituições assinaram um pacto pelo fortalecimento da pesquisa industrial aplicada. “Dentro do nosso Estado, temos inúmeras instituições com estrutura para a realização de pesquisas, mas muitas vezes nossas empresas não conseguem enxergar essas possibilidades”, afirmou Campagnolo. “Uma delas é a UTFPR e, com mais este convênio, queremos aumentar a interação dessa instituição com as empresas e encurtar as distâncias para a pesquisa aplicada à indústria”, completou.

A preocupação do Sistema Fiep em fazer com que o conhecimento gerado nas universidades seja aplicado na prática pelas empresas encontra subsídios em números. No ranking mundial de produção científica, o Brasil ocupa a 15ª colocação. Em números absolutos de pesquisas, o país está à frente de nações como Suíça e a Suécia. Porém, no Índice Mundial de Inovação, o Brasil é apenas o 64º colocado.

Leia a reportagem completa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.