Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Indústria e Sociedade11/11/2014

Sesi promove concurso de fotografia Olhar da Comunidade

O Sesi, por meio do projeto Redes de Desenvolvimento Local, realizou no último sábado (8), uma palestra para os inscritos no Concurso de Fotografia “Olhar da Comunidade”. A palestra aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba, e contou com a participação da fotógrafa, Karla Keiko; das representantes do projeto Help Portrait, Elis Alves e Michele Bravo, além do responsável pelo facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba, Marcel Beny.

O objetivo do encontro foi apresentar alguns exemplos bem sucedidos de como a fotografia e a comunicação podem interferir positivamente em uma comunidade.

“A fotografia tem o poder de conectar pessoas e o fotógrafo precisa perceber e respeitar o que a pessoa que está sendo fotografada quer”, destacou Karla Keiko. Para ela, a primeira pergunta que deve ser feita é “por que eu fotografo?” e saber lidar com os momentos de frustação – quando a foto não ficou como o imaginado – e a ansiedade.

Oprojeto Help Portrait, realizado em diversos países, busca mostrar a fotografia como instrumento de transformação social. “Toda a história tem várias versões e nós escolhemos qual delas contar”, salientou uma das organizadoras do projeto em Curitiba, Michele Bravos.

O projeto fotografa pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde 2012, já foram 800 retratos realizados com a participação de 70 voluntários, em 14 locais. “Nós produzimos  as fotos, voltamos para entregá-las depois e percebemos que a foto é um impulso para que as pessoas possam resgatar a sua autoestima”, salientou Michele.

A última palestra foi do responsável pelo facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba, Marcel Beny. O objetivo foi mostrar como as mídias sociais, quando bem trabalhadas, podem aproximar a comunidade do poder público.

A avaliação dos participantes foi positiva. “Com a fotografia você passa a ver o mundo diferente estando ou não com a máquina”, destacou um dos inscritos, Ricklay Moraes.

Mostra de Projetos reúne instituições e entidades em Maringá

Dezesseis projetos foram apresentados na Mostra de Projetos do Núcleo Nós Podemos Maringá, que aconteceu no último dia 30, na Sala Metalmecânica do Senai CTM. Cerca de 30 pessoas prestigiaram a mostra, que promoveu integração e conhecimento das ações em prol do desenvolvimento. Apresentaram seus projetos: Secretaria do Meio Ambiente, Instituto COCAMAR, Instituto Cidade Canção, Usina Santa Terezinha, Lar Escola, SICREDI União PR-SP, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Unicesumar e outras. As discussões e apresentações foram pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Sesi Londrina promove Feira da Paz

Com apoio do Sesi e da Secretaria Municipal de Cultura aconteceu na última sexta feira, dia 31 de outubro o evento Feira da Paz: Responsabilidade Social e Cidadania. A iniciativa foi uma parceria entre as projetos institucionais: Nos Podemos PR e Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

O evento aconteceu no Centro Cultural da Zona Norte, com a proposta de despertar a consciência cidadã, além de fomentar a cultura do voluntariado participativo com a prestação de serviços, atividades recreativas, palestras educativas e apresentações culturais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.