Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Ergonomia02/10/2014

Sesi orienta funcionários do Pequeno Cotolengo

Nos dias 24 e 25 de setembro, uma equipe da Gerência de Qualidade de Vida do Sesi conversou com cerca de 80 funcionários do Pequeno Cotolengo, em Curitiba, sobre a importância da ergonomia no trabalho da instituição. As palestras foram realizadas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da entidade.

Os atendentes e cuidadores são de diferentes setores do Pequeno Cotolengo, cujas deficiências dos pacientes são diversas, e o transporte desses pacientes do leito para as cadeiras de rodas, e vice versa, é frequente. O foco da palestra foi um dos itens da Norma regulamentadora 17 (NR 17) que trata  do “transporte manual de cargas”.

A abordagem não se limitou a conceitos teóricos, mas, principalmente, com exemplos práticos de como realizar o levantamento e a deposição dos pacientes nos locais desejados, sem prejudicar o seu sistema osteomuscular, principalmente coluna e ombros. 

No final da palestra os funcionários fizeram uma sessão de exercícios, com dicas para realizarem sozinhos, para a recuperação da fadiga muscular exigida pelas tarefas realizadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.