Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Tomada de decisões07/04/2015

Sesi lança Sistema de Informações sobre álcool e outras drogas

Apesar de ser um tema bastante discutido no Brasil atualmente, o assunto “álcool e outras drogas” carece de informações científicas, atualizadas, periódicas e consistentes. O que existe está disperso, dificultando a pesquisa e a análise dos dados. Para contribuir nessa questão, o Sesi, por meio do programa Cuide-se+ eixo Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, juntamente com o Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi no Paraná, liderou o desenvolvimento de um Sistema de Informações que concentra-se diversos assuntos relacionados ao tema. “Nosso primeiro passo foi convidar especialistas em dependência química de renome nacional, para participar de um workshop e nos ajudar a selecionar, entre os indicadores oficiais, confiáveis e disponibilizados atualmente, os mais relevantes para direcionar na tomada de decisões de ações referentes à questão do uso de álcool e outras drogas”, explica Diva Irene da Paz, coordenadora do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi no Paraná.

A partir daí começou a ser construído o Cuide-se+ Indicadores on line, disponível no link www.cuidesemais.org.br/indicadores, com mais de 90 indicadores sobre o tema álcool e drogas nos âmbitos escolar, profissional e social. O Sistema traz também informações gerais sobre renda, educação e saúde, atualizadas continuamente, com base nas fontes oficiais disponíveis sobre municípios, capitais e sobre o país. “A informação de qualidade representa um dos primeiros passos para o direcionamento das decisões, ciente disso, o Sesi no PR desenvolveu o Cuide-se+ Indicadores para ser acessado pelos profissionais das empresas, organizações não governamentais e sociedade em geral, com o objetivo de promover uma  maior compreensão sobre o assunto e, em consequência, colaborar na orientação para adoção de ações efetivas”, ressalta José Antonio Fares, Superintendente do Sesi no Paraná.

Periodicamente o Sesi coleta e organiza informações de fontes oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros, e analisa os dados. “Queremos contribuir com as reflexões, análises e decisões sobre o que fazer para evitar e minimizar os impactos danosos que o álcool e outras drogas podem causar à sociedade.”, acrescenta a coordenadora do Observatório, Diva Irene da Paz.

O Cuide-se+ Indicadores está disponível no site www.cuidesemais.org.br/indicadores