Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Turminha Cozinha Brasil14/04/2015

Sesi lança projeto de educação nutricional infantil

clique para ampliarclique para
                                          ampliarCrianças aprenderam a fazer um suco verde (Foto: Gelson Bampi)

Com o objetivo de estimular hábitos alimentares mais conscientes e promover a educação nutricional da faixa etária de 5 a 15 anos, o Sesi lançou nesta semana o projeto Turminha Sesi Cozinha Brasil – Educação Nutricional para Criança. Elaborado com linguagem e metodologia direcionadas para a realidade do dia a dia desta faixa etária, o projeto tem uma carga horária de 6 horas durante as quais serão desenvolvidas atividades ligadas à alimentação e degustação de receitas preparadas com a ajuda dos próprios alunos. “Os hábitos mais enraizados na vida de qualquer adulto são aqueles iniciados na infância. Por isso e, pelo fato de que a população brasileira vem passando por uma transição nutricional, caracterizada pelo declínio da desnutrição e aumento da obesidade, sentimos a necessidade de trazer a questão alimentar também para o âmbito escolar”, explica Vera Coimbra, coordenadora do projeto Cozinha Brasil do Sesi Paraná.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009, uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos estava acima do peso. Entre os adolescentes, a obesidade também apresentou uma tendência ascendente, originada na predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura e reduzida carboidratos complexos e fibras. “Por meio da educação conseguimos transformar a sociedade, se focarmos também na educação alimentar, temos grandes chances de desenvolver adultos mais saudáveis”, ressalta Vera.

Os pais e educadores também serão envolvidos no projeto. Ao final de cada turma, eles participarão de palestras que direcionarão para a continuidade do trabalho sobre o tema. “Educação pressupõe um processo contínuo, nosso projeto é uma semente que dá aos pais, professores e alunos a oportunidade de refletir sobre o tema, mas que precisa de continuidade e da participação da família para produzir bons frutos”, ressalta a coordenadora do Cozinha Brasil no Paraná.

Inicialmente o projeto será desenvolvido nas escolas Sesi de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Em médio prazo a metodologia poderá ser disseminada para outras redes de educação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.