Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




EQUIDADE24/11/2016 - Atualizado em 27/11/2016

Empoderamento das Mulheres

Em parceria com a ONU plataforma foi lançada durante o Congresso Sesi ODS e disponibiliza banco de dados sobre a situação das mulheres

Na semana passada foi lançada no Sesi em parceria com a ONU Mulheres, durante a realização do Fórum Mulheres em Destaque, em São Paulo, e do Congresso ODS, em Curitiba, no Campus, a plataforma Empoderamento das Mulheres – Trabalho e Valorização. A plataforma traz relatórios dinâmicos de indicadores sobre equidade de gênero e raça no Brasil, além de documentos de referência e boas práticas empresariais que servem como exemplo para o alcance da igualdade entre os gêneros. 

A ação faz parte do projeto de implementação da Agenda 2030 – um plano de ações da ONU para as pessoas, o planeta e a prosperidade, visando um mundo com desenvolvimento sustentável. “Queremos facilitar a pesquisa de dados e informações pertinentes à questão de gênero e raça, que possam subsidiar e inspirar iniciativas assertivas na promoção da igualdade de gênero e raça”, destacou Renata Fagundes Cunha, nossa colaboradora, consultora de sustentabilidade e projetos estratégicos do Sesi no Paraná, durante o Congresso. 

Ana Carolina Querino, Gerente de Programas da ONU Mulheres, também esteve presente no lançamento da ferramenta em Curitiba e destacou a importância da reunião de dados como estes. “É uma plataforma que dá elementos para as pessoas conhecerem os números e como a desigualdade se manifesta e se concretiza, fazendo com que, enxergando essa realidade, possam muda-la”, ressaltou.

A ferramenta

Ainda no lançamento, Renata Fagundes ressaltou que cerca de 50 pessoas se envolveram no projeto e que foram realizadas diversas reuniões para se chegar num melhor formato para a ferramenta.

O rol de indicadores foi priorizado com o apoio de especialistas, englobam gráficos em seis categorias: demografia, trabalho, saúde, serviços essenciais e moradia e violência, com abrangência nacional, coletados em fontes como o IBGE e a RAIS. Os relatórios apresentados na plataforma são dinâmicos, ou seja, organizações e pesquisadores podem acessar dados específicos por estado e município, acompanhar mudanças e comparar indicadores que serão atualizados em tempo real, de acordo com os dados oficiais. 

A plataforma tem outras funcionalidades como disponibilizar documentos, relatórios, artigos, boas práticas de equidade e valorização da diversidade em empresas e diversos materiais de referência. Além disso, a plataforma engloba o mapeamento de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) no Brasil – trata-se de um conjunto de diretrizes que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e raça e o empoderamento das mulheres, do Pacto Global e do Programa de Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres.  

Na sociedade

Signatário desde 2009 do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Sistema Fiep através do Sesi também tem em seu rol de serviços uma consultoria para orientar empresas na implantação de programas e projetos voltados para a equidade de gênero e diversidade, desde a elaboração de diretrizes e políticas, até a estruturação de planos de ação que incluem metas, procedimentos, monitoramento e avaliação de impacto dos resultados. 

Desde 2011, o Sesi disponibiliza para as indústrias o guia “Relações de Gênero na Indústria: Metodologia Sesi em Prol da Equidade”, atualmente na modalidade EAD, com o objetivo de inspirar e orientar as empresas a terem processos mais igualitários nos campos da Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. 

Gostou? Então acesse a Plataforma de Empoderamento das Mulheres, conheça os dados e divulgue nossa iniciativa em busca da equidade de gênero e raça.