Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




NEP26/05/2015

Sesi e Senai criam programa de segurança no trabalho para estudantes

Prevenir acidentes no ambiente educacional e criar uma consciência de segurança no trabalho futuro são os objetivos principais do Núcleo de Educação Prevencionista (NEP), um programa desenvolvido em todas as unidades do Senai e Sesi no Paraná.

Os núcleos têm como atribuição identificar situações que possam causar acidentes, além de elaborar planos de trabalho que possibilitem ações preventivas nas unidades e registrar os acidentes que eventualmente ocorram nas instalações tanto do Senai quanto do Sesi.

Adequação progressiva

O idealizador do projeto, Ari Floriano, da gerência de Operações, explica que cada núcleo do NEP tem pelo menos dez representantes, escolhidos em eleições, realizadas entre os alunos. “Junto com os coordenadores pedagógicos e técnicos de ensino das unidades, os núcleos levantam as situações de risco e negociam a melhoria diretamente com os gerentes das unidades”, afirma Floriano.

Segundo ele, “a implantação do NEP cria uma visualização, em vários aspectos, na infraestrutura e também comportamental, possibilitando uma adequação progressiva no ambiente de trabalho”.

Multiplicadores

União da Vitória, nos Campos Gerais, acaba de implantar seu núcleo. Os estudantes eleitos na semana passada, serão empossados nesta quarta-feira (20). Alessandro Gustavo Gajdeczka, de 16 anos, é aluno do curso técnico de Administração. Ele foi eleito vice-presidente do NEP e acredita que o trabalho, além de trazer “algo mais” a seu currículo, permitirá um olhar mais crítico na empresa, quando estiver trabalhando. “Quero estar treinado para diagnosticar situações que possam estar erradas no local de trabalho”, disse.

Para Irineu Caznok, coordenador do NEP em União da Vitória, os estudantes que aprendem a prevenir acidentes, serão trabalhadores mais seguros e aptos a identificar possíveis situações de risco e a indicar medidas para prevenir acidentes, quando estiverem trabalhando na indústria.  “Eles serão multiplicadores, terão tanto o conhecimento teórico quanto o prático”, assegura.

Em Irati, também nos Campos Gerais, a eleição foi realizada no mês passado. De acordo com a coordenadora do NEP, Martila Verenka Galves, os alunos terminam a etapa de ensino com uma noção muito próxima da realidade que vão encontrar nas empresas. “É uma noção grande de compromisso, de horários, de prevenção, e segurança”.

COMENTÁRIOS

Luzia de Souza Setim - Terça-feira, 24 de Maio de 2016 - 10:13:38 - Curitiba/PR

Bom dia, sou integrante da CIPA do Campus da Indústria e gostaria de saber se já tem previsão de implementação do programa aqui na unidade ou se isso deve ser feito pelos coordenadores de educação.

Luzia de Souza Setim - Terça-feira, 24 de Maio de 2016 - 10:13:33 - Curitiba/PR

Bom dia, sou integrante da CIPA do Campus da Indústria e gostaria de saber se já tem previsão de implementação do programa aqui na unidade ou se isso deve ser feito pelos coordenadores de educação.

Luzia de Souza Setim - Terça-feira, 24 de Maio de 2016 - 10:13:28 - Curitiba/PR

Bom dia, sou integrante da CIPA do Campus da Indústria e gostaria de saber se já tem previsão de implementação do programa aqui na unidade ou se isso deve ser feito pelos coordenadores de educação.

Clodoaldo Cristofoli - Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015 - 16:20:51 - Cascavel/PR

Apoio para os pés: evite má postura, em casa no escritório e check out.
Este site tem ótimos apoios ergonômicos para os pés: Alta qualidade.
Eu recomendo www.apoioparapes.com.br

Robison Luiz Gionedes - Quarta-feira, 27 de Maio de 2015 - 08:51:24 - Curitiba/PR

O NEP é o instrumento fundamental que possibilita aos jovens aprendizes atuarem na prevenção de acidentes tornando os ambientes educacionais saudáveis e mais seguros. Valeu Profº Ari.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.