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Comida de Rua21/10/2014

Sesi e Sebrae formam microempreendedores

clique para ampliarclique para ampliarTurma de micro empresários está capacitada para comercializar alimentos na rua (Foto: Gelson Bampi)

Planejar e organizar o próprio negócio e saber como aproveitar melhor os alimentos comercializados. Este é o foco do projeto Comida de Rua, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que formou, nesta semana, 65 microempreendedores que comercializam alimentos na capital paranaense. A iniciativa oferece gratuitamente oficinas na área de compra, venda, planejamento gerencial, além de boas práticas alimentares e nutricionais.

“Durante o curso, os alunos aprendem sobre a manipulação adequada dos alimentos, armazenamento e apresentação dos produtos, além de técnicas empreendedoras e receitas diferenciadas, que podem ser feitas por meio do aproveitamento integral dos alimentos”, destacou a nutricionista do Cozinha Brasil no Paraná, Ana Paula Leitoles Remer. Segundo ela, o projeto oferece segurança alimentar para quem consome alimentos na rua e mais rentabilidade para os microempreendedores.

 

Há um ano, Ioko Nagabe Dólis produz cupcakes, que são vendidos em duas feiras de Curitiba: a Feira do Largo da Ordem e a da Praça Osório. Para ela, o curso ajudou a tirar dúvidas relacionadas ao empreendedorismo e como melhorar ainda mais o trabalho que realiza. “Gostei de todos os conteúdos, em especial uma aula que tivemos sobre técnicas de aprimoramento de embalagens que podem ajudar a melhorar a venda dos produtos”, conta. A troca de experiência e conhecimentos com outros profissionais que trabalham com comida de rua foi outro diferencial para a microempreendedora. “Foi interessante conhecer o trabalho realizado por outras pessoas, da mesma área”.

Empresária do “Delicias do Aipim”, Cecília Keiko Alcântara comercializa, há 24 anos, diversos produtos alimentares em feiras de Curitiba. Ela entrou no curso com o objetivo de aprender ainda mais sobre os negócios. “Essa capacitação abriu minha mente para novas possibilidades no meu trabalho, para pensar mais no futuro e em como posso me organizar melhor, gerindo meu tempo”, afirmou. Cecília destacou que o curso também está ajudando na criatividade e na inovação dos produtos. “O foco agora é a saúde e por isso é interessante acrescentar produtos saudáveis para comercialização. É preciso ter sempre novidades para agradar o cliente”, disse.

O curso teve duração total de 39 horas e iniciou em agosto deste ano. As aulas aconteceram no Espaço Sindical do Sistema Fiep, na Cidade Industrial de Curitiba. O Comida de Rua já está em funcionamento em Belo Horizonte, Natal e Fortaleza. Nessas três cidades já foram capacitadas 300 pessoas. A meta inicial é levar o projeto para 12 capitais brasileiras e capacitar 2.400 microempreendedores individuais com a metodologia do Cozinha Brasil, programa de educação alimentar do Sesi que ensina práticas de alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos.

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