Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




AÇÃO06/05/2016 - Atualizado em 09/05/2016

Sesi contribui com o desenvolvimento sustentável da Ilha Rasa em Guaraqueçaba

Atuação do Sesi no Paraná fortalece vínculos e promove ações ambientais

 

clique para ampliarclique para ampliarCartaz da ação na Ilha Rasa. 

Há dois anos e meio, moradores da Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, estão trabalhando para mudar a realidade do local, que tem cerca de 750 moradores. E o Sesi no Paraná é parceiro da comunidade, com diversas ações voltadas para a questão ambiental. O principal objetivo desta atuação da gerência de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social é o resgate do senso comunitário para que a transformação local seja efetiva, com o empoderamento das lideranças locais.

Desde que foi lançado, o projeto tem o acompanhamento das analistas Fernanda Butenas e Karin Bruckheimer, que trabalham em Curitiba. Elas viajaram em finais de semana intercalados para a Ilha, para trabalhar com os moradores locais. A partir de agora, este acompanhamento será feito à distância, com apenas alguns encontros presenciais, para acompanhamento do que já foi implementado. "Além de resgatar o senso de pertencimento e fortalecer o vínculo entre os moradores, a proposta do projeto é difundir a cultura de preservação do meio ambiente, em uma comunidade que sobrevive fundamentalmente da atividade pesqueira e do cultivo de ostras", explica Fernanda. Além de Fernanda e Karin, outros colaboradores viajaram até o litoral para trabalhar com os moradores em oficinas de capacitação.

O reaproveitamento dos resíduos, a formação de agentes ambientais mirins e a construção das praças de coleta para o descarte correto dos resíduos estão entre as principais ações desenvolvidas na Ilha, além de outras iniciativas nas áreas de saúde.

A ideia a partir de agora é manter os projetos ativos, com a ampliação e a adesão de mais formadores locais. “O Sesi no Paraná contribuiu para que a comunidade se empenhasse em pensar e realizar iniciativas que tornassem a Ilha Rasa mais limpa e mais saudável”, disse o presidente da Associação de Moradores de Ilha Rasa, Gamelas e Ponta do Lanço, Mauro Fernandes.

Confira algumas das atividades realizadas pelo Sesi:

₋ Semana Comunitária Ilha Rasa com palestras e oficinas para reaproveitamento dos resíduos como reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão, reaproveitamento do pescado e da casca do camarão e reutilização de embalagens.

₋ Sensibilização dos ilhéus quanto à importância do manuseio adequado dos resíduos, orientando-os quanto à separação de 100% dos resíduos, classificando-os em secos e molhados (recicláveis e rejeitos) para o descarte correto nas praças de coleta.

- Realização do Programa de Educação Ambiental na Ilha Rasa com a capacitação de 22 adolescentes como Agentes Ambientais Mirins para ensinamentos teóricos e práticos relacionados ao meio ambiente, dando ênfase à necessidade de conservação e manutenção de um ambiente saudável.

- Construção das Praças de Resíduos, devidamente identificadas, para acondicionamento dos resíduos antes de serem transportados a Guaraqueçaba.

Confira fotos da ação: 

clique para ampliarclique para
                                          ampliarPraça de coleta de resíduos.

 

clique para ampliarclique para ampliarCapacitação de lideranças. 

 

clique para ampliarclique para ampliarFormatura dos agentes de transformação.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.