Diante dos novos desafios de posicionamento do Senai, que através do Programa de Apoio à Competitividade (PAC) da Indústria implantará sete Institutos de Tecnologia no Paraná, a Gerência de Serviços Tecnológicos e de Inovação (STI) reorganizou suas estratégias de atuação. Para alinhá-las, a área promoveu na última semana o II Workshop de Tecnologia e Inovação.
Segundo a gerente de STI, Sonia Parolin, momentos como esse têm grande relevância e rendem diversos resultados. “Esse encontro é muito importante, pois é nesse momento que conseguimos reunir todos os atores envolvidos na implantação tanto dos institutos de inovação e tecnologia, quanto dos Centros de Formação Profissional. No Workshop do ano passado tivemos grandes resultados: conseguimos definir nossas metas compartilhadas e criar nossas Rodadas de Negócio Tecnológicas”, explica a gerente.
O evento reuniu, além da equipe da Gerência de STI, gerentes e coordenadores dos futuros Institutos Senai de Tecnologia, das unidades do Senai – Centro Internacional de Inovação, Cascavel, Pato Branco, Campo Mourão e demais convidados. O encontro aconteceu no Hotel San Juan, em Curitiba.
Jorge Jacon, gerente de Operações do Senai no Paraná, destacou que o principal ponto do Workshop é perceber como todos os envolvidos têm clareza das metas e desafios propostos. “O planejamento serve para indicar um caminho: nem sempre é possível cumprir 100% dele, mas se sabemos onde precisamos chegar, conseguiremos atingir esse ponto. Nossos objetivos são mudar o perfil tecnológico do país e ser autossustentáveis em Serviços Tecnológicos e de Inovação. Sabemos que não é fácil, mas temos consciência que é possível e para isso, temos um caminho para percorrer para atingir nossos objetivos”, finaliza.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer as estratégias de pesquisa aplicada; as novas diretrizes para atuação do Senai em Tecnologia e Inovação; as oportunidades de negócio através de licitações; as parcerias estratégicas para os institutos; debater os critérios para os Produtos e Serviços de Gestão, planejar as Metas 2015 e a II Rodada de Negócios.