Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Identidade docente24/02/2015

Senai em Irati realiza Semana Pedagógica

No dia 29 de janeiro, o Senai em Irati deu início à Semana Pedagógica com discussões sobre inúmeras temáticas importantes para a prática docente. Estas temáticas visavam problematizar a atuação dos professores em sala de aula, enriquecendo e aprimorando a docência, de modo que o resultado do processo de ensino e aprendizagem pudesse ser, é claro, a formação de um acadêmico rico em conhecimentos práticos sobre sua profissão, bem como um bom desenvolvimento do seu caráter crítico-reflexivo sobre o mundo e a sociedade, aspectos finamente alinhados com a metodologia Senai.

O palestrante abordou, inicialmente, a Identidade Docente, tema importante para a classe, uma vez que o aspecto identitário congrega normas e comportamentos que definirão a atuação do bom professo. De igual maneira, prevê, na discussão, elementos subjetivos, da própria história do docente, que foram suficientes para lhe constituírem uma identidade, emprestando valores e crenças que definirão, novamente, a prática do bom professor.

Em seguida, para que o professor saiba bem ensinar, é necessário que ele conheça as condições de ensino, bem como os Processos de Aprendizagem nos seus alunos; desta maneira, o psicólogo Mateus Guedes abordou os principais elementos do processo de aprendizagem, revisitando o desenvolvimento psicológico e social, desde a primeira infância, até a fase adolescente e adulta, discutindo, sempre, as implicações deste desenvolvimento para a prática docente. “A semana pedagógica nos fez relembrar as situações já aprendidas e a nos desafiar a sermos mais multidisciplinares e mais dinâmicos em sala de aula, nos fazendo pensar e refletir em nossas atitudes e ações”, destacou o professor Leandro José Moares.

Nos dois últimos dias, a capacitação enfocou discussões que pudessem por em evidência comportamentos e práticas adequadas, por parte do docente, de modo que possa sempre estar atento às situações de ensino, e a outros elementos sociais de profunda importância, como a reprodução silenciosa da violência, do preconceito e outras formas de desumanização. Assim, a temática Estilos de Liderança do Professor, bem como discussões sobre Ética e Prática Docente, se tornaram lugar-comum para todos, pois foi possível criar uma situação de trocas de experiências e aprendizados, de modo que todos pudessem contribuir para o crescimento conjunto da equipe.“A semana pedagógica além de ter acrescentado a todos nós, professores, um maior conhecimento e compreensão da pratica de aprendizagem dos alunos, trouxe simultaneamente um momento de reflexão dos nossos atos em sala de aula. Foram quatro dias onde pudemos consultar a nossa interioridade e verificar como estamos caminhando para a excelência do ensino profissional”, disse a professora Adriane Aparecida Da Silva.

Durante o mês de janeiro também foi aplicado o Laboratório da Prática Pedagógica, com o objetivo de apresentar a metodologia adotada pelo Senai na execução das atividades educacionais, ampliar as perspectivas de atuação docente e capacitar os técnicos de ensino para o planejamento e elaboração de situações de aprendizagem.

 

COMENTÁRIOS

Mateus Guedes - Quarta-feira, 11 de Março de 2015 - 20:23:36 - Irati/PR

Foi maravilhoso trabalhar com esta equipe, super capaz e habilidosa naquilo que se propõe: serem bons professores, formando bons alunos!
Parabéns à Equipe Senai de Irati, que presta um serviço educacional ímpar à toda a comunidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.